SRS Teófilo Otoni orienta municípios sobre prevenção e controle dos vírus respiratórios no período sazonal

Foto: Déborah Ramos Goecking

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni (NUVEPI) promoveu, na última quarta-feira, 7 de abril, uma videoconferência com os coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e de Atenção Primária para passar as orientações técnicas referentes à sazonalidade dos vírus respiratórios.

Com a chegada do outono e em seguida do inverno, é comum haver quedas de temperaturas constantes e, também, diminuição da umidade do ar, fatores que contribuem para o aumento da circulação de vírus e fungos no ambiente. “É muito importante que os municípios intensifiquem as ações preventivas durante esses períodos em que há um aumento natural das doenças ocasionadas pelos vírus respiratórios como a gripe, resfriado, covid-19, entre outras”, pontua a referência em vírus respiratórios da SRS Teófilo Otoni, Flávia Lilian Rocha Ferreira.

 

Durante a reunião virtual, foram apresentados a última atualização técnica do protocolo de infecção humana pelo SARS-COV2 (versão 10), as orientações sanitárias para as atividades escolares, o protocolo de tratamento da Influenza e, a programação e distribuição do medicamento oseltamivir utilizado para o tratamento da influenza.

 

Unidade de Vigilância Sentinela para Síndromes Gripais

Dentro desse contexto de sazonalidade dos vírus respiratórios, as Unidades Sentinelas têm um papel fundamental. São responsáveis por: monitorar a circulação dos vírus responsáveis por Síndrome Gripal (SG) no país; conhecer a proporção de SG no total de atendimentos realizados na Unidade de Saúde; identificar as variações sazonais e a distribuição dos vírus por faixa etária; prover cepas virais para a formulação de vacinas de influenza; fornecer informações oportunas e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento; além, de estabelecer medidas de prevenção e controle relacionadas à SG.

 

A SRS Teófilo Otoni possui, dentro da sua área de abrangência, duas Unidades Sentinelas, uma no município de Teófilo Otoni e outra em Bertópolis. Nessas unidades são realizadas cinco amostras por semana de pacientes que procuram atendimento com sintomas gripais. Essas amostras são encaminhadas para o Laboratório Macrorregional e, de lá, são enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para análise.

Autor: Déborah Ramos Goecking e Flávia Lilian Rocha Ferreira

Rolar para cima