SRS Teófilo Otoni discute nova política de distribuição de medicamentos

Foto: Déborah Ramos Goecking

A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizou, na terça-feira, 26 de abril, no auditório do Expominas em Teófilo Otoni, uma reunião com os farmacêuticos municipais para falar sobre a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), com objetivo de sensibilizá-los a aderirem ao programa.

A coordenadora da CAF, Tatiana Ladeia, explicou que a PDCEAF foi criada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para ampliar e qualificar o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) em todo o estado, contribuindo para a integralidade da atenção à saúde e para o fomento a governança pública na gestão da assistência farmacêutica no âmbito Estadual. “A intenção dessa nova política é facilitar essa distribuição para os gestores municipais e até mesmo para as pessoas que têm que se deslocar até as Unidades Regionais de Saúde para buscar esses medicamentos”, ressalta Ladeia.

O município de Nanuque aderiu ao PDCEAF e está na etapa de reestruturação da farmácia que irá dispensar os medicamentos do CEAF. De acordo com a farmacêutica do município, Mércia Antônio Lopes, o programa irá beneficiar cerca de 200 pacientes que dependem dos medicamentos do componente especializado. “A nossa expectativa é estimular a adesão e continuidade ao tratamento de doenças com a melhoria do acesso a esses medicamentos que possuem custo elevado para o paciente”, afirma.

O Componente Especializado auxilia no tratamento de doenças e agravos de baixa prevalência, de uso crônico prolongado ou de alto valor unitário, definidos pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), beneficiando pacientes acometidos por doenças como lúpus, doença pulmonar obstrutiva crônica, Transtorno do Espectro Autista, psoríase, esclerose múltipla, Alzheimer e Parkinson, entre outras.

Para executar o CEAF no município, a coordenadora explicou que serão necessários a contratação de um farmacêutico com carga horária de 40 horas semanais; computador e internet; impressora (digitalizadora); câmera fria com monitoramento de temperatura; gerador e/ou plano de contingência para quedas de energia; armário exclusivo para armazenamento dos medicamentos de controle especial; segurança eletrônica e/ou vigilância. “Essa reestruturação não será difícil para os municípios, haja vista que a maioria já possui a estrutura da Farmácia de Minas nos moldes padrões. Bastando apenas fazer as adequações”, explica Tatiana.

O terceiro ciclo de adesão ao PDCEAF em 2022 termina em 22 de julho. Caso o município tenha interesse, deve manifestar por meio de ofício à CAF Teófilo Otoni, junto com a documentação profissional do farmacêutico responsável pela a execução do serviço.

Autor: Déborah Ramos Goecking

Rolar para cima