SRS Teófilo Otoni amplia lista de parceiros da saúde

Foto: SRS Teófilo Otoni

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio da Assessoria de Comunicação Social e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou, na última quarta-feira, 29 de março, um ciclo de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinas, voltado para trabalhadores do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).

O objetivo da ação foi sensibilizar os trabalhadores sobre a importância das ações preventivas, entre elas a vacinação e o impacto gerado com essas medidas para conter o avanço de doenças de notificação compulsória na região.

Na ocasião, a referência técnica em IST, Mariane Carlech, apresentou o cenário epidemiológico, falou sobre os métodos preventivos, diagnóstico precoce, além dos testes e tratamentos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacinação também foi um dos temas abordados. A enfermeira e referência técnica em imunização da SRS Teófilo Otoni, Ana Elizabeth Coelho, falou do papel da Superintendência na logística e gestão dos imunobiológicos, do calendário vacinal de crianças e adultos, e do impacto dos movimentos antivacinas no contexto do ressurgimento de agravos anteriormente eliminados.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento, incluindo profissionais da saúde que trabalham na instituição. O coordenador de promoção social do SEST/SENAT, Ricardo Bartoli, falou do efeito gerado com as informações repassadas. “Foram apresentados números muito impactantes com relação às infecções sexualmente transmissíveis que estavam sendo esquecidas, tidas como normais e as pessoas voltaram a se arriscar. Com relação às vacinas, observamos vários tipos de compreensão sobre tomar ou não as vacinas. Eu mesmo fiz um questionamento com relação a vacina da influenza, se eu deveria ou não tomar já que não tenho sintomas muito fortes de gripe. Por meio dessa explanação completa compreendi a necessidade de se vacinar”, pontuou.

Ao final, a referência técnica em mobilização social, Fernando Velano, falou sobre as arboviroses e o fortalecimento da rede de mobilização social no Estado, que conta com o apoio das 28 unidades regionais de saúde que auxiliam e executam ações de prevenção e educação em saúde em seus respectivos territórios de abrangência. “A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni tem contribuído com o crescimento dessa rede na região, sensibilizando cada vez mais parceiros sobre a corresponsabilidade no controle de doenças e na promoção da saúde”, declarou.

Autor: SRS Teófilo Otoni

Rolar para cima