SRS Pouso Alegre promove Oficina do Programa Estadual de Portas de Urgência e Emergência

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu no dia 8/10, quarta-feira,a Oficina Macrorregional Extremo Sul do Programa Estadual de Portas de Urgência e Emergência. O objetivo é validar, no território, com participação dos gestores municipais de saúde e prestadores hospitalares elegíveis, as tipologias de portas de urgência e emergência a serem credenciadas na Macrorregião no âmbito do novo programa que substituirá o atual programa da Rede Resposta.

Esta nova formatação das portas de Urgência e Emergência visa contribuir para melhoria do acesso oportuno da população para situações consideradas gargalos nesta rede, e busca também contribuir com a sustentabilidade financeira dos serviços que ofertam este tipo de atendimento.

Para a referência técnica da Rede de Urgência e Emergência da SRS Pouso Alegre, Kátia Maria, a perspectiva com o credenciamento destas portas de urgência e emergência, na nova formatação proposta para o Programa da Rede Resposta, é ampliar o acesso oportuno e qualificado dos usuários que necessitam deste tipo de assistência. “Esse credenciamento também irá contribuir com a sustentabilidade financeira dos hospitais para manter esta estrutura especializada de atendimento”.

Foram abordadas as diretrizes do Programa Estadual das Portas de Urgência e Emergência no âmbito da política de Atenção Hospitalar – Valora Minas, Tipologias de Portas Previstas na política, financiamento proposto, premissas e critérios de elegibilidade, cronograma de etapas para credenciamento das portas na política, documentos necessários ao credenciamento.

Segundo Maria Goretti Ferreira, assessora de Políticas Públicas  em Saúde do Hospital de Clínicas de Itajubá, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) traz mais um avanço para a Política Hospitalar de Minas Gerais por meio do cofinanciamento dos serviços ofertados nas portas de urgência e emergência. “Estávamos aguardando a reformulação da Política Hospitalar de Urgência e Emergência pela SES e vimos avanços importantes na resolução apresentada” , pontuou.

O público alvo do encontro reuniu hospitais credenciados na política Hospitalar Valora Minas no módulo Valor em Saúde (Hospitais Micro, Macro e Estaduais) com Tipologia no Programa da Rede Resposta, Hospitais credenciados como de Pequeno Porte, além de representantes de Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Andradas, Poços de Caldas, Paraisópolis, Cambuí, Ouro Fino e Caldas.

Por: Otávio Coutinho

Foto: Otávio Coutinho

Rolar para cima