A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu na quarta-feira, 11 de abril, capacitação para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Itajubá, para utilização do aplicativo e-SUS Território.
Foram abordados temas como instalação, sincronização e utilização do aplicativo. A especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) da SRS Pouso Alegre, Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho dos Santos, destacou a relevância do encontro, dizendo que “a capacitação foi de extrema importância para que os profissionais pudessem ter o primeiro contato com o aplicativo, que farão uso a partir de agora em tablets adquiridos pela Prefeitura Municipal de Itajubá, e que vai otimizar o trabalho nas atividades desenvolvidas no território”.
“Desde que o E-SUS substituiu o SIAB, a tecnologia entrou de modo intenso na vida dos profissionais da Atenção Primária. Em relação aos agentes comunitários o processo foi ainda mais complexo, pois as fichas impressas eram os instrumentos de trabalho que norteavam as ações, por exemplo. Com a entrada das fichas em CDS o trabalho de coleta de dados dos agentes comunitários passa a ser ainda mais técnico, pois cadastros e relatórios de visitas passam a fazer parte do sistema de informação. No entanto, as fichas de coleta de dados simplificados (CDS) necessitavam ser digitadas nos computadores da unidade, no Sistema E-SUS, o que até o presente momento impacta no tempo da inserção dos dados no sistema. Sendo assim, o tablet e consequentemente o uso do aplicativo E-SUS Território vai otimizar todo o processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Para garantir o bom uso e a efetividade do dispositivo, a capacitação foi de extrema importância. Percebeu-se que o conteúdo abordado foi um “start” para os ACS nessa tecnologia, assim como um breve embasamento teórico para o início da prática”, concluiu a técnica em Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Itajubá Amanda Susi da Silva.
A capacitação foi ministrada pela especialista em Políticas e Gestão da Saúde (EPGS) da SRS Pouso Alegre, Cynthia Regina Ferreira de Sousa Coelho dos Santos, teve como participantes Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiros das UAPS e técnicos em TI (Tecnologia da Informação) do município de Itajubá. O evento ocorreu no Teatro Municipal de Itajubá, e foi organizado pela técnica em Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal de Itajubá Amanda Susi da Silva.
Autor: Otávio Coutinho