SRS Pouso Alegre é palco da Oficina do projeto “Estratégias para o aumento das coberturas vacinais nos ciclos de vida em Minas Gerais, Brasil”

Nos dias 10 e 11/02, foi realizada na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, a Oficina do projeto “Estratégias para o aumento das coberturas vacinais nos ciclos de vida em Minas Gerais, Brasil”. 

O projeto  foi apresentado aos 53 municípios da SRS, por meio de uma oficina de trabalho com duração aproximada de 12 horas, divididas em dois dias, com a participação dos coordenadores da Atenção Primária à Saúde e de Imunização municipais. A  oficina faz parte de um projeto de médio prazo, em que os municípios serão monitorados trimestralmente ao longo de um ano.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS, Patrícia Coutinho Silva, “o projeto permitirá avaliar a execução das ações planejadas e mensurar se as metas estabelecidas para cada indicador estão sendo alcançadas, identificar melhorias e reorientar estratégias sempre que necessário, fortalecendo as ações de imunização nos diferentes ciclos de vida da população do território da SRS”, explicou a coordenadora.

Cada município construiu seu plano de ação específico para a realidade local, visando melhorar os indicadores de processos de trabalho em Imunização e, consequentemente, aumentar as coberturas vacinais, considerando, para isso, os eixos estratégicos: gestão de pessoas, comunicação social e vacinação, parcerias estratégicas, infraestrutura e logística e articulação gestora.

Para Bárbara Ridolfi, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Ipuiúna, a  presença dos profissionais de Saúde do município na Oficina não foi apenas um compromisso de agenda, mas sim um pacto pela vida. “É uma oportunidade de trocar experiências, sobre como resgatar a nossa cobertura vacinal e garantir que doenças já erradicadas não voltem a assombrar nossas crianças, sendo um espaço de escuta e fortalecimento”, disse.                             

Também estiveram na pauta do encontro  o cenário das coberturas vacinais na SRS Pouso Alegre, a utilização dos recursos do Programa Mineiro de Imunizações  ( PMI), além da apresentação dos indicadores de processos de trabalho da Imunização e hesitação vacinal.

Por: Otávio Fernandes

Foto: Otávio Fernandes

Rolar para cima