SRS Ponte Nova promove capacitação na área de Regulação em Saúde

Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio da Coordenação de Regulação em Saúde (CREG), realizou, nos dias 24 e 25/8, capacitação destinada ao alinhamento das atividades desenvolvidas pela Regulação. O encontro foi voltado para gestores municipais de saúde e técnicos de sistemas.

A capacitação teve início com a apresentação do Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). “Esse momento, junto aos municípios, se fez necessário para conscientizar sobre a importância do cadastro e de sua atualização, uma vez que ele é a base que alimenta todos os sistemas do Ministério da Saúde”, frisou a referência técnica do CREG, Maria Aparecida da Silva Sousa, há 25 anos atuando na área de Regulação.

Também foram abordados os sistemas propriamente ditos de processamento e registro, como Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Programação Físico-Orçamentária (FPO), Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS), Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial (CIHA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIHD), os quais mostram a produção dos municípios, embasando os contratos e os futuros remanejamentos da Programação Pactuada Integrada (PPI).

A coordenadora da CREG, Ludmila Macedo, destacou que os dois dias de programação foram pensados de forma a alinhar os processos, em um contexto de mudanças nas gestões municipais e incorporação de novos servidores ao quadro das secretarias de Saúde. “Além de termos como objetivo a atualização dos cadastros dos estabelecimentos pertencentes aos municípios da área de abrangência da SRS Ponte Nova, procuramos dar subsídios para a correção de eventuais falhas em relação à produção de saúde, a fim de minimizar perdas financeiras devido à não aprovação do processamento”, informou.

 

Autor: Tarsis Murad

Rolar para cima