SRS Patos de Minas faz videoconferência sobre vacinação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)

Coordenadores da SRS Patos de Minas participaram da videoconferência - Foto: Laura Silva

Na última quarta-feira, 23 de março, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizou uma videoconferência para treinamento em vacinação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A abertura foi comandada pela superintendente regional de Saúde Patos de Minas, Noemi Romero Augusto de Magalhães Portilho e pelo Coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Patos de Minas, Carlos Henrique Ferreira Bispo. Logo após, também foi apresentado um fluxograma e documentação para solicitação de imunobiológicos especiais.

Como convidado e palestrante principal, a videoconferência contou com a participação do médico José Geraldo Leite Ribeiro. Pediatra, epidemiologista e mestre em Medicina Tropical, Dr. José Geraldo falou sobre “A vacinação do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE)”.

O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) foi criado em novembro de 2000 por meio da Portaria 464/2000 e tem o objetivo de beneficiar uma parcela especial da população brasileira que, por motivos biológicos, é impedida de usufruir dos imunobiológicos disponíveis na rede pública ou necessita de outros imunobiológicos especiais, tais como pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, infectados pelo HIV, portadores de doenças neurológicas, cardiopatas, pneumopatas, doenças hematológicas, e outras, e apoiar a investigação de casos suspeitos de eventos adversos pós-vacinação.

A videoconferência foi compartilhada com enfermeiros, técnicos e referências municipais de imunização pertencentes a Regional de Patos de Minas.

Autor: Nathália Vidal

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.