Discutir os desafios e as dificuldades enfrentadas no âmbito da saúde é fundamental para enfrentar esse difícil momento que todos atravessam. Para ponderar os impactos da pandemia do novo coronavírus na rotina dos profissionais que atuam na Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, hospitais da região e também nos 34 municípios que compõe a sua área de abrangência, o Núcleo de Saúde Mental da SRS e Núcleo de Saúde do Trabalhador promoveram no dia 1º de setembro, a ação intitulada: Cuidando dos Profissionais de Saúde no Cenário de Pandemia da Covid-19.
A psicóloga e psicanalista Luciane Pascini Nunes foi a convidada do evento on-line, que debateu os sobre estresse emocional durante o período da pandemia e os efeitos e impactos em saúde mental. “Precisamos entender que o momento em que vivemos é fundamental fazer o processo de escuta. Todos temos laços, e compreender as dificuldades de cada um vai nos ajudar a lidar com todas essas transformações, ” destacou a Psicanalista.
O Superintende Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau destacou a importância da iniciativa diante de situações tão adversas colocadas pela pandemia do novo coronavírus. “Temos uma missão a ser cumprida nesse cenário de pandemia. As mudanças na rotina e o receio de contrair a infecção e adoecer promovem situações de extremo estresse. É fundamental saber que não estamos enfrentando essa pandemia sozinhos e uma palavra de alento sempre colabora para encontrarmos o equilíbrio emocional nesse momento delicado de pandemia”, frisou o superintendente.
Marcos Alexandre Farias de Moreira, referência em Saúde Mental da SRS Manhuaçu também se manifestou. “Além de falar sobre todas essas dificuldades, nós temos a missão de cuidar do cuidador, ofertando ações de Promoção à Saúde e Saúde Mental para os profissionais de saúde. ”
Rafaela Teixeira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município de Espera Feliz, participou da palestra on-line e parabenizou a realização do evento e a iniciativa da SRS. “Quero externar meus parabéns a todos os servidores que atuam na Superintendência de Saúde. Muito esclarecedora a palestra. Esse é um exemplo de como se faz saúde pública em Minas Gerais”, destacou a enfermeira.
Autor: Antonio Rodrigues