A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou nos dias 15 e 16 de março de 2022 o terceiro Ciclo de Formação para implantação do Projeto Saúde em Rede. O encontro reuniu os tutores municipais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada dos 37 municípios de sua abrangência e contou com a presença do superintendente da SRS Renan de Oliveira, que fez a abertura do evento.
O encontro foi conduzido pela coordenadora do CAS (Coordenação de Atenção à Saúde), Letícia Ferreira de Carvalho, que apresentou os seguintes temas para discussão: Articulação/integração entre a Atenção Primária à Saúde – APS e Atenção Ambulatorial Especializada – AAE no cuidado à gestante; O território como Processo e o Processo Saúde Doença; Elementos de caracterização do território local e regional; O processo de cadastramento familiar e Mapeamento das informações do território.
Para Letícia, “o objetivo desse projeto é organizar as redes de atenção à saúde, desde a Atenção Primária, passando pela atenção especializada e hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão.”
No segundo dia os gestores de Saúde municipais fizeram a indicação dos novos tutores que serão capacitados para atuar como ativadores de Educação Permanente em Saúde e conduzirão as Oficinas Tutoriais nos municípios e as atividades práticas no território, fomentando a discussão e as práticas na equipe e na organização do trabalho na Unidade de Saúde.
Saúde em Rede é um projeto estratégico do Governo de Minas Gerais voltado para as equipes de saúde, com o propósito de desenvolver e aperfeiçoar as rotinas de trabalho das Unidades de Saúde. Toda a organização do projeto visa planejar e (re)organizar a atenção à saúde sempre com o foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Letícia, “este terceiro ciclo do projeto saúde em rede trouxe para discussão junto aos tutores municipais temas fundamentais para a organização dos processos de trabalho das Equipes de Saúde como: ‘O processo de cadastramento familiar’ e ‘O mapeamento das informações do território’”, finaliza.
Autor: Adriana Mendes