No dia 1/9, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde em Conselheiro Pena, com foco no enfrentamento da sífilis e no aprimoramento da assistência prestada à população pelo município.
O encontro abordou temas como a importância da testagem rápida para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno; manejo clínico da infecção em diferentes estágios; e estratégias de prevenção combinada por meio da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-exposição (PEP), fundamentais no enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Luiz Patrício, referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Governador Valadares, explicou que os profissionais também discutiram a temática da violência e sua interface com a saúde pública, com destaque para a vulnerabilidade de pessoas em situação de risco.
“A capacitação reforçou a necessidade de identificação precoce de casos, acolhimento adequado e encaminhamento dentro do fluxo de atendimento, fortalecendo a atuação das equipes no reconhecimento da violência como determinante social de saúde e na articulação da rede de cuidados”, destacou.
Segundo Carla Reis, enfermeira da Atenção Primária e referência técnica em IST em Conselheiro Pena, o encontro buscou ampliar a qualificação das equipes locais. “A capacitação contribuiu para fortalecer o manejo clínico, ampliar o acesso às estratégias de prevenção e tratamento e, principalmente, reduzir os casos de sífilis congênita no município”, destacou.
A iniciativa também reforçou o fluxo de atendimento das unidades, assegurando maior agilidade desde a identificação até o acompanhamento dos casos, além de fortalecer as ações de prevenção, diagnóstico e cuidado integral.
Profilaxia Pré-exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-exposição (PEP)
A PrEP é uma das formas de prevenir o HIV. Ela consiste em tomar o medicamento antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A PEP ao HIV, às hepatites virais, à sífilis e às outras infecções sexualmente transmissíveis consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções após exposição com potencial risco. A PEP deve ser utilizada após situações em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento), acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).
É uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou, ainda, às possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida. Essas medidas visam evitar novas infecções, seja pelo HIV ou pela hepatite B e outras ISTs.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Catarina Lacerda
