SRS Governador Valadares realiza 2° Encontro Gerencial de Acesso a Serviços de Saúde com foco na análise de indicadores do IQGMS

Na terça-feira, 22/9, gestores, coordenadores e referências técnicas de Acesso a Serviços de Saúde da macrorregião de Saúde Leste participaram do 2° Encontro Gerencial de 2025, promovido pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares.

O evento teve como foco a análise de três indicadores fundamentais: Transporta SUS, SIASUS (Sistemas de Informações Ambulatoriais do SUS) e SCNES (Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Foram apresentados os resultados parciais, as metas estabelecidas para cada sistema e o desempenho alcançado até o momento.

Além do Índice de Qualidade de Gestão Municipal de Saúde (IQGMS), foram abordados outros pontos centrais, como a captação de filas do SUS e o incremento de teto. Sobre a captação de filas, houve esclarecimentos quanto ao funcionamento do processo, que tem gerado dúvidas nos municípios devido às recentes mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde. 

“Esperamos uma melhora na qualidade dos indicadores, que são utilizados no monitoramento tanto do sistema ambulatorial quanto do hospitalar”, destacou Nilcymara da Silva, referência técnica de regulação da regional de Governador Valadares. Ela ainda salienta que espera “avanços na qualidade dos dados e uma melhor compreensão da sua importância, já que é com base neles que os gestores podem solicitar o incremento de teto e, consequentemente, aumentar as chances de obter mais recursos financeiros”.

Mauro Silva, coordenador de regulação do município de Alpercata, relata que essa proximidade do Ministério Público com a Superintendência Regional de Saúde, as secretarias municipais, prestadores, consórcios e demais parceiros fortalece o Núcleo de Regulação, que desempenha um papel essencial e altamente técnico. “ Nós, de municípios pequenos, necessitamos muito desse suporte e dos treinamentos oferecidos para o fortalecimento de nossas estratégias”, concluiu o coordenador.

Cibele Gonçalves, referência técnica de regulação do município de Frei Lagonegro, enfatiza que o encontro proporcionou importantes reflexões e trocas de experiências sobre a gestão do acesso. “Iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento das práticas de gestão e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos à população”, finalizou.

O encontro também cumpriu a meta estabelecida de promover o segundo ciclo de discussões, reforçando a importância do diálogo contínuo entre gestores e técnicos para fortalecer a gestão em saúde pública.

Por Geovana Ferreira – estagiária sob supervisão

Foto: Identidade visual do evento

Rolar para cima