SRS Governador Valadares orienta municípios sobre aquisição dos kits do Projeto Filhos de Minas

SRS Governador Valadares orienta municípios sobre aquisição dos kits do Projeto Filhos de Minas

No dia 15/8, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu uma videoconferência para esclarecer os procedimentos aos municípios participantes do Registro de Preços do Projeto Filhos de Minas.

A iniciativa teve como objetivo alinhar o passo a passo para a compra, armazenamento e entrega dos kits destinados às gestantes de baixa renda, garantindo o cumprimento dos critérios legais e o uso correto da plataforma Filhos de Minas para o monitoramento do programa.

As áreas técnicas envolvidas na ação foram o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que atua na Atenção Primária à Saúde (APS) e Assistência Ambulatorial Especializada (AAE), e os setores de Gestão e Compras dos municípios, responsáveis pela execução e formalização dos contratos.

Durante a reunião, foram reforçados os critérios para recebimento dos kits, destinados a gestantes de Minas Gerais cadastradas no CadÚnico e beneficiárias do Bolsa Família, que realizaram o pré-natal conforme as normas do Filhos de Minas.

Os municípios devem armazenar os kits corretamente, entregá-los apenas às gestantes elegíveis e manter registros por cinco anos, sob risco de devolução em casos de uso indevido. A entrega dos kits ocorre em 2025, podendo ser prorrogada sem penalidades se houver redução no número de beneficiárias. Também foi destacada a importância da atualização contínua dos cadastros para garantir o monitoramento eficaz.

Patrícia Balbino, referência técnica em Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da SRS Governador Valadares, destacou que o Projeto Filhos de Minas “é uma ferramenta essencial para o registro das gestações e o acompanhamento dos pagamentos realizados pelo Estado, facilitando o controle e a fiscalização do programa”, disse Patrícia.

Ela ressaltou ainda que, para fortalecer o pré-natal, o programa Filhos de Minas — que integra o Projeto Aurora — incentiva as gestantes a realizarem o acompanhamento adequado durante a gestação, oferecendo kits de enxoval para aquelas que cumprirem os critérios estabelecidos.

“A reunião foi produtiva, com troca de informações, esclarecimento de dúvidas e compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos. Estamos avançando de forma colaborativa e responsável”, destacou Maria da Penha Pacheco, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Marilac.  

Projeto Aurora – Filhos de Minas

O Filhos de Minas é um programa do Governo de Minas, conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que tem como foco a redução da mortalidade materno-infantil.

A iniciativa busca incentivar gestantes a realizarem o pré-natal na Atenção Primária à Saúde e a manterem o calendário de vacinas atualizado. Entre as ações, está a entrega de kits de enxoval para gestantes em situação de vulnerabilidade social, contendo itens essenciais para o bebê, como bolsa, cobertor, macacões curtos, macacões longos, bodies, culotes, casaquinho com capuz, kits de meias e toalha com capuz.

Em 2025, o programa prevê a distribuição de 38.760 kits, com investimento de R$ 12,5 milhões. O benefício será destinado a gestantes atendidas pelo Bolsa Família que realizarem pelo menos cinco consultas pré-natais em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) até a 28ª semana, ou ao menos sete consultas ao longo da gestação, além de estarem com a vacinação em dia.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão 

Foto: Internet

Rolar para cima