A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares celebrou, na segunda-feira, 24/11, 50 anos de criação, em um evento marcado por solenidade, reconhecimento e confraternização. A comemoração reuniu autoridades regionais, prefeitos, gestores, além de servidores ativos e aposentados.
A programação contou com homenagens, incluindo a entrega de certificados de reconhecimento aos profissionais que dedicaram parte significativa de sua trajetória à construção da saúde pública regional. Também foram entregues os certificados do curso de Formação de Brigadista Orgânico.
Durante a solenidade, o subsecretário de Regionalização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Luiz Fernando Prado de Miranda, destacou a trajetória da regional e sua relevância para a consolidação do SUS. “Se olharmos para os últimos 50 anos, vemos outra realidade: uma rede muito mais estruturada, preparada para lidar com os desafios que surgiram e continuam surgindo. Avançamos na atenção primária, fortalecemos a rede hospitalar e ampliamos a capacidade de oferta. Os desafios mudam, mas seguimos em um cenário muito mais sólido do que no passado”, ressaltou.

Luiz comentou também sobre a recente mudança de sede, destacando as melhorias na infraestrutura e no atendimento. “Só este prédio já é uma entrega importante, oferecendo um espaço mais confortável para servidores, municípios e para a população que recorre aos serviços da Regional”, disse.
O dirigente regional da SRS Governador Valadares, Luiz Patrício Neto, também ressaltou a importância histórica da trajetória institucional e sua capacidade de evolução ao longo das décadas. “Os 50 anos da superintendência demonstram a nossa capacidade de nos adaptar às novas realidades. Quando começamos aqui, não existia o SUS. O SUS foi criado, e nós nos adaptamos a ele. Depois, descentralizamos as ações, agora chegamos a outro momento, no qual as ações estão nos municípios. Hoje a informação é muito rápida, e nós estamos nos adaptando a essa nova forma de comunicar e de fazer saúde.”
A servidora Elaine Silva, que atua há 16 anos na SRS/GV, destacou a importância da data comemorativa. “Ao longo desses 16 anos, trabalhamos junto aos 51 municípios, enfrentando inúmeros desafios, inclusive a pandemia. Com servidores comprometidos e capacitados, conseguimos oferecer suporte contínuo em todas as áreas da Saúde Pública. Nosso trabalho fortalece cada vez mais o sistema de saúde, que evolui significativamente. Seguimos diariamente com o propósito de construir e nos aproximar do SUS ideal”, afirmou.
Meio século de atuação
A SRS Governador Valadares consolidou-se como referência na organização, articulação e apoio técnico às ações de saúde na Macrorregião de Saúde Leste. Nessas cinco décadas, acompanhou mudanças sociais, políticas e sanitárias, participou de processos de regionalização, enfrentou epidemias e crises, e contribuiu para a ampliação do acesso e da qualidade dos serviços de saúde.
A trajetória de 50 anos reforça a missão institucional da SRS GV: trabalhar continuamente pelo fortalecimento do SUS, promovendo cuidado integral, equidade e melhorias permanentes na rede de saúde para toda a população da região.
Por: Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Fotos: Geovana Ferreira
