Foi realizado, no dia 14/06, a 38ª Reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental da macrorregião Oeste da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis. Com objetivo de auxiliar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da macrorregião na qualificação do cuidado em saúde mental e fortalecimento das ações de educação permanente, a reunião contou com a participação dos membros (profissionais da RAPS) indicados pelos gestores de saúde dos 53 municípios da região.
Na ocasião, foram apresentados as Resoluções de custeio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) 2022, os leitos de Saúde Mental (Plataforma RAPS) da Política Hospitalar- Valora Minas, o consolidado do Plano de Ação Regional da RAPS 2022-2025 e as informações sobre mês previsto para a Conferência Estadual de Saúde Mental em 2022.
A referência técnica da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da SRS-Div, Cecília Godoi, ressaltou a importância da educação em saúde e como o conhecimento sobre RAPS deve chegar a todos os lugares para que haja respeito à singularidade e às diferenças. Além disso, ela destacou que as visitas presenciais e as orientações on-line aos municípios têm sido fundamentais para alinhar os trabalhos.
“Conseguimos alinhar os trabalhos com esta visita. Os leitos de saúde mental são importantes para nossa rede. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) precisam ter contato com a equipe do Hospital, pois o usuário é do território, é do município, e vocês que o conhecem de fato. Estes encontros presenciais, as visitas e orientações on-line foram fundamentais para somar e apontar caminhos”, destacou a referência.
O Coordenador de Saúde Mental do município de Cláudio, José Augusto, disse que a reunião foi muito positiva. “Desde 2015 temos leito no município. Esta visita foi muito frutífera, pois teve um caráter educativo. O Estado vir e apontar os protocolos gerou resultados com equipe formalizada e há um movimento de melhoria de processos de trabalho, de rever a linha de cuidado”, pontuou o Coordenador.
Na ocasião, os membros puderam relatar as ações desenvolvidas em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado dia 18/05. Os moradores da residência terapêutica, profissionais e as unidades de saúde participaram. Começamos a trabalhar juntos e a levar o movimento para rua”, disse a referência de Saúde Mental do município de Carmo do Cajuru, Janaína Sousa. “Foi um marco histórico. Foi feita uma caminhada, e finalizamos na praça. Isto mobilizou muito a população. Exibimos filmes. Nestas intervenções tivemos relatos de pacientes que foram para Barbacena. Houve discussão de colocar a Saúde Mental em evidência”, lembrou a referência de São Sebastião do Oeste, Welker Marcelo Moura.
Ao final, houve apresentação da experiência exitosa de supervisão clínico-institucional no município de Cláudio.
Autor: Willian Pacheco