SRS  Divinópolis celebra 50 anos de serviços prestados à população da  macrorregião de Saúde Oeste

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis celebrou, na última sexta-feira, 17/10, seus 50 anos de dedicação ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Saúde Oeste. O evento foi realizado no salão nobre da sede campestre do Clube Estrela do Oeste, e reuniu autoridades estaduais e municipais, servidores ativos e aposentados, além de profissionais da saúde.

A programação contou com homenagens, apresentação da banda da Polícia Militar e uma narrativa sobre a trajetória da Regional. A superintendente da SRS Divinópolis, Kênia Carvalho, destacou o papel da instituição na articulação e implementação de políticas públicas de saúde. “Somos responsáveis por articular, implementar, monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde em consonância com as diretrizes do SUS. É uma região que vem se organizando ao longo do tempo, com resultados profícuos para a população”, afirmou.

Referência nacional em saúde pública, Eugênio Vilaça, natural de Pará de Minas, relembrou que o projeto de regionalização da saúde surgiu a partir de sua dissertação de mestrado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. “Propus que minha dissertação fosse aplicada em Minas Gerais e que o primeiro centro fosse criado na minha região”, contou.

O ex-superintendente da SRS Divinópolis entre 1997 e 1998 e ex-secretário de Estado de Saúde, Dr. Wilmar Filho, agradeceu aos servidores e destacou avanços na área da saúde. “Criamos um centro de atenção especializada que é referência nacional em Santo Antônio do Monte. Atuo no Hospital de Luz e acredito na força do SUS e na diferença que ele faz para a população”, ressaltou.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) na macrorregião de Saúde Oeste, Guilherme Henrique Rocha, elogiou a condução técnica e acolhedora da superintendência. “A Kênia e a equipe conduzem as reuniões com competência e apoio aos técnicos municipais”, afirmou.

O subsecretário de Regionalização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Luiz Fernando Prado de Miranda, destacou a evolução no acesso aos serviços de saúde na região. “Em 2012, quase metade da população precisava sair da macrorregião Oeste para acessar serviços de maior complexidade. Hoje, a resolutividade chega a 80%. Temos uma equipe fortalecida que atua na regulação de leitos, inspeção sanitária e dispensação de medicamentos. Agradeço a cada servidor que torna isso possível”, declarou.

História da SRS-Divinópolis

Criada pelo Decreto nº 17.340, de 29 de agosto de 1975, a Regional de Saúde de Divinópolis completa 50 anos em 2025. Ao longo de sua trajetória, foi denominada Centro Regional de Saúde (CRS), Gerência Regional de Saúde (GRS) e, atualmente, Superintendência Regional de Saúde.

A SRS Divinópolis conta com mais de 100 servidores, entre estaduais, federais e colaboradores da empresa pública Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS). Já passaram pela direção da unidade 21 gestores. Com sede em Divinópolis, a regional atende uma população de 1,3 milhão de habitantes, o que representa 6,13% da população mineira. São 53 municípios distribuídos em oito microrregiões de saúde, sendo que 64% deles possuem menos de 15 mil habitantes.

A região é diversa e pujante, com 30 hospitais e 1.528 leitos SUS, dos quais 152 são de UTI adulto, 15 de UTI neonatal, 3 de UTI pediátrica e 10 de Unidade Coronariana (UCO).

Por:  Willian Pacheco

Foto: SRS Divinópolis

Rolar para cima