Na sexta-feira, 10/10, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis promoveu uma oficina com secretários municipais de saúde e representantes de hospitais da macrorregião de Saúde Oeste para tratar do novo Programa Estadual das Portas de Urgência e Emergência. O encontro foi realizado no auditório da SRS e teve como objetivo validar, junto aos representantes do território, as tipologias de portas que serão credenciadas na macrorregião, substituindo o atual Programa da Rede Resposta.
Participaram da reunião membros da equipe técnica da SRS Divinópolis, secretários municipais de saúde, representantes de hospitais credenciados na Política Hospitalar Valora Minas – módulo Valor em Saúde, hospitais de pequeno porte e um representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) regional.
Durante a oficina, foram abordados temas como as diretrizes do novo programa no âmbito da Política de Atenção Hospitalar – Valora Minas, as tipologias previstas para credenciamento, o modelo de financiamento proposto, critérios de elegibilidade, premissas técnicas, cronograma de implantação e a documentação necessária para o processo de credenciamento.
A superintendente regional de saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, destacou que a nova formatação das portas de urgência e emergência representa um avanço importante para a população da macrorregião e do estado. “O novo programa busca contribuir com a sustentabilidade financeira dos serviços que ofertam atendimento de urgência e emergência, além de fortalecer a estrutura hospitalar especializada”, afirmou.
Por: Willian Pacheco
Foto: Willian Pacheco