SRS Diamantina participa da inauguração de base descentralizada do SAMU em Gouveia

Nova unidade amplia a cobertura do atendimento de urgência e emergência na microrregião de Saúde de Diamantina/Itamarandiba

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina participou, nesta quinta-feira (18/12), da inauguração da Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Gouveia. A nova base descentralizada representa um avanço na estruturação da rede de urgência e emergência, com impacto direto nos nove municípios que integram a microrregião de Saúde de Diamantina/Itamarandiba.

A nova unidade tem como objetivo qualificar o atendimento pré-hospitalar móvel, proporcionando maior agilidade no socorro à população de Gouveia e dos municípios do entorno. A implantação da base contribui para a redução do tempo de resposta, prevenção do agravamento de quadros clínicos e aumento das chances de sobrevida dos pacientes.

A superintendente regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, representou a SRS na cerimônia de inauguração, compondo a mesa de honra ao lado do prefeito de Gouveia, Alberoni de Oliveira; da secretária municipal de Saúde, Evani de Oliveira Nunes Pequi; do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Nordeste e Jequitinhonha (CISNORJE), Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, além de outras autoridades e representantes da comunidade.

A superintendente destacou a relevância da nova unidade para a organização da rede de urgência e emergência na macrorregião. “A inauguração da base de Gouveia antecede um marco importante para Minas Gerais, que alcançará a cobertura de 100% do SAMU. Essa base fará a diferença não apenas para Gouveia, mas para os nove municípios da microrregião Diamantina/Itamarandiba e para os 32 municípios da macrorregião Jequitinhonha. Em regiões com grandes distâncias entre municípios e hospitais, o SAMU é fundamental”, afirmou.

A secretária de Saúde do município ressaltou o significado da conquista para o município. “Receber esse serviço é um avanço importante para a saúde de Gouveia. A base do SAMU garante atendimento 24 horas, com eficiência e humanização”, destacou Evani. Já o presidente do CISNORJE enfatizou a importância da cooperação intermunicipal para o fortalecimento da rede de urgência. “A atuação integrada dos municípios é essencial para garantir um atendimento eficaz. Os profissionais do SAMU lidam diariamente com situações críticas e têm um papel decisivo na preservação de vidas”, afirmou Xavier.

O prefeito Alberoni destacou a relevância do serviço para a população. “A saúde exige respostas imediatas. A base do SAMU assegura atendimento contínuo, com rapidez e profissionalismo”, disse.

A unidade passa a integrar o CISNORJE, responsável pela gestão do SAMU nas macrorregiões Nordeste e Jequitinhonha. A base atuará como ponto estratégico para o atendimento das demandas de urgência, incluindo orientações médicas por telefone e o acionamento rápido de ambulâncias, ampliando o acesso da população aos serviços de atendimento pré-hospitalar.

Por: Ricardo Maciel

Foto: Ricardo Maciel

Rolar para cima