Gestores de saúde e coordenadores da Vigilância em Saúde participaram, no dia 10 de agosto, de reunião promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde. O objetivo do encontro foi apresentar as diretrizes para elaboração do Plano Municipal de Implementação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (PMISEVS).
O plano tem como propósito fortalecer o planejamento, gestão e execução das ações de Vigilância em Saúde em Minas Gerais. Ele é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, que criou o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (SEVS-MG) para melhorar a organização e coordenação das ações de vigilância em saúde, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as diretrizes da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS).
Durante a reunião, os participantes puderam entender como o SEVS-MG pode contribuir para a promoção da saúde da população, além de conhecerem as diretrizes para elaboração do PMISEVS. A coordenadora de vigilância em saúde, Mariana Cristina Rocha, destacou a importância do plano para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.
“O plano é uma ferramenta fundamental para que os municípios possam planejar e executar ações de vigilância em saúde de forma mais eficiente e eficaz. Com ele, é possível identificar as principais demandas da população e traçar estratégias para atendê-las de forma mais adequada e em tempo oportuno”, afirmou Mariana.
A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou a importância da iniciativa para a melhoria da saúde da população. “É fundamental que os gestores de saúde e suas equipes estejam alinhados com as diretrizes do PMISEVS e trabalhem em conjunto para garantir a efetividade das ações de vigilância em saúde. Reforçamos que a equipe técnica da regional está à disposição para orientar e apoiar os municípios nesse processo”, salientou Cleya.
Autor: Ricardo Maciel