SRS de Teófilo Otoni reforça com servidores medidas de controle da covid-19





A videoconferência, realizada no dia 8 de abril, abordou a questão da transmissão do novo coronavírus no ambiente de trabalho, com os servidores da Unidade Regional de Saúde (URS) de Teófilo Otoni. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Poliana Maçal, citou os principais sintomas da covid-19 e a importância de cada servidor se autoavaliar e ter o cuidado de não comparecer ao trabalho apresentando sintomas gripais.

A coordenadora explicou os protocolos a serem seguidos caso o servidor manifeste algum sintoma ou, seja um contato próximo de alguém sintomático ou com o diagnóstico confirmado para covid-19. “A pessoa deve comunicar sua chefia imediata sobre a suspeita, fazer o isolamento domiciliar por um período de 14 dias, procurar uma Unidade de Saúde e realizar a testagem. Na primeira semana de infecção ainda é difícil distinguir os sintomas da doença de qualquer gripe ou resfriado. Somente com o teste é possível saber com segurança se é ou não covid-19”, ressaltou.

A referência técnica do Núcleo da Vigilância Sanitária da Unidade, Manuella Botelho, durante o encontro, reforçou a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como medida de controle da covid-19. “O uso de máscaras e do álcool em gel 70%, o respeito ao distanciamento social, são ações importantes para conter a proliferação do vírus, dentro e fora da Unidade”, afirmou.

Manuella também falou sobre o isolamento intradomiciliar, destinado a pessoas com suspeita da doença ou em casos já confirmados, como forma de conter a transmissão do coronavírus entre pessoas residentes na mesma casa. “Apresentou os sintomas gripais, mesmo que não se tenha ainda a confirmação, a pessoa deve ficar em quarto separado, manter as janelas abertas, utilizar utensílios como pratos, talheres e copo individualmente e quando precisar sair do quarto, usar a máscara”, enfatizou.

Para concluir, Poliana esclareceu dúvidas sobre os exames disponíveis na rede pública e privada para a confirmação do diagnóstico da covid-19 e os prazos adequados para a coleta. Segundo ela, o RT-PCR, em que se usa o swab nasal é o mais indicado. “Ele pode ser feito do primeiro até o décimo dia do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro ao sétimo dia”, finalizou.

Principais sintomas da covid-19

Tosse, febre (em alguns casos), coriza, dor de garganta, perda do olfato, alteração do paladar, diminuição do apetite, cansaço e, em casos mais graves, dificuldade de respirar (dispneia).


Autor: Déborah Ramos Goecking

Rolar para cima