A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizou a Oficina de Pactuação dos Componentes Assistenciais da Rede de Urgência e Emergência Nordeste e Jequitinhonha, na terça-feira, 11/7, no auditório da Fundação Educacional Nordeste Mineiro, em Teófilo Otoni.
A dinâmica da oficina envolveu exposição, discussão e validação das propostas de qualificação, abertura/ampliação e habilitação de leitos hospitalares (clínicos, de Unidade de Terapia Intensiva Adulto e pediátrico, leitos de unidade coronariana, cuidados prolongados), serviços de atenção domiciliar, além da ampliação das Unidades de Suporte Avançado (USA’s) e Unidades de Suporte Básico (USB’s) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo Comitê Gestor de Urgência e Emergência das Macrorregiões Nordeste e Jequitinhonha.
“As propostas validadas aqui hoje visam ampliar a rede de urgência e emergência nas macrorregiões de saúde Nordeste e Jequitinhonha e com isso melhorar a assistência à saúde da população”, ressaltou a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS de Teófilo Otoni, Ivelisa Vilela Silva Pereira.
A coordenadora estadual de atenção às Urgências e Emergências, Ana Elisa Machado da Fonseca, explicou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG) realizou um estudo diagnóstico das pactuações efetivadas e após homologadas nas Comissões Intergestoras Bipartites (CIB/SUS-MG), as mesmas serão encaminhadas para o Ministério da Saúde analisar e publicar o Aditivo atualizado do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência (PAR/U-E), para futuras habilitações dos serviços na rede.
Com as novas propostas pactuadas, o município de Caraí foi contemplado com uma Unidade de Suporte Básico do Samu. Para Erik Rodrigues de Souza Bicalho, que há quase 3 anos está na gestão da Secretaria de Saúde do município, o novo serviço irá ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna. “A implantação do serviço de atendimento móvel de urgência e emergência em Caraí irá beneficiar também os municípios vizinhos como Catuji e Itaipé com o objetivo principal de prestar socorro à população no que diz respeito às urgências e emergências, visando reduzir o número de óbitos e sequelas provenientes da falta de socorro rápido e adequado”, declarou Erik.
Autor: Déborah Ramos