A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou testes rápidos para que as regionais realizassem, voluntariamente, inquérito sorológico em seus trabalhadores. Durante os dias 8 e 9/10, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas utilizou os testes rápidos, por meio de punção digital, para detectar anticorpos contra o novo coronavírus em seus servidores.
“Diante da proposta definida pela SES-MG entendemos a importância de priorizar a ação. Realizamos reuniões com a equipe técnica de enfermeiros que iriam aplicar os testes e divulgação dos mesmos por meio da Comunicação Social”, afirma a superintendente regional, Noemi Portilho. O coordenador da Assistência Farmacêutica, Flávio César Tiago, foi responsável pelo treinamento com os técnicos da SRS de Patos de Minas que se voluntariaram para aplicação do teste.
O estudo teve a adesão de 88,6% dos servidores, o que corresponde a 94 de 106 trabalhadores da SRS de Patos de Minas. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Alaídes Corrêa, o motivo da boa porcentagem de adesão “é resultado da preparação da equipe responsável pelo inquérito. Ao longo da semana anterior ao estudo foi explicado aos servidores todo o processo e o fluxograma de como seria realizado o teste.” Os resultados foram entregues individualmente e, a partir dele, o trabalhador foi orientado pela equipe responsável sobre quais procedimentos adotar.
Autor: Maria Teresa Xavier