A última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro do ano de 2025, para os municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH), foi realizada na última quarta-feira, 26/11, na cidade de Brumadinho.
O espaço para discutir e pactuar as ações de saúde para os diversos municípios foi o Instituto Inhotim, um museu a céu aberto reconhecido internacionalmente por suas obras de arte e paisagismos.
A Comissão Intergestores Bipartite constitui um encontro entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os secretários municipais de saúde. As reuniões são momentos para discutir e pactuar diversos tipos de políticas públicas como financiamento e programas.
Durante o encontro, as ações de saúde do município de Brumadinho também foram destacadas como a estrutura do Complexo Hospitalar de Brumadinho, a entrega de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reformadas e a realização de mais de 4 mil cirurgias contabilizadas somente em 2025.
O prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras, destacou os avanços da saúde do município e se colocou à disposição para contribuir com o atendimento das cidades vizinhas. “O município de Brumadinho está totalmente aberto para receber toda e qualquer tipo de parceria. Brumadinho pode ser vista como uma cidade parceira para acolher pacientes de outras cidades”, disse.
A secretária Municipal de Saúde de Brumadinho, Cinthya Mara Gonçalves Pedrosa, também destacou a parceria a favor da saúde que o município deseja fazer com outras cidades. “Para nós de Brumadinho esse momento é muito importante. Nossa estrutura precisa rodar e isso vai acontecer se também tivermos parcerias com outros municípios”, enfatizou a secretária.
A superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Marques Tavares, relembrou alguns momentos vividos pela SRS BH e Brumadinho. Ela também pontuou que o momento proporcionado pela reunião de CIB também era de reflexão devido a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “Não dá para estar em Brumadinho e não falar em reparação. Mas também temos grandes avanços e entregas em relação à saúde como a descentralização do componente especializado da assistência farmacêutica e inovações importantes no combate às arboviroses como o Vigidrones” afirmou.
Mais um destaque é que também neste ano de 2025, Brumadinho alcançou o primeiro lugar da região metropolitana de Belo Horizonte como melhor desempenho no Previne Brasil, que é um programa do Ministério da Saúde voltado à avaliação da atenção primária.
No evento estiveram presentes os municípios que representam as CIB Micro de Belo Horizonte, Nova Lima, Santa Luzia, Betim, Contagem, Ouro Preto, Vespasiano e Lagoa Santa.
Por: Alessandra Maximiano / Foto: Alessandra Maximiano
