A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realiza, na quinta e sexta-feira, 18 e 19/9, o Seminário Macrorregional de Preparação para o Período Sazonal das Arboviroses 2025/2026. O encontro reúne gestores, coordenadores de vigilância epidemiológica e atenção primária, além de médicos e enfermeiros da atenção primária e secundária dos 24 municípios da região, no auditório Edson Antônio Velano, da Universidade José do Rosário Velano.
Na programação do seminário, estão previstas palestras com as referências técnicas da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (CEVARB), de técnicos SRS Alfenas, além de uma palestra com enfermeiro e médico da Força Estadual do SUS (FES). Os temas abordados são: o cenário epidemiológico estadual e macrorregional das arboviroses, os planos de contingência municipais e a organização da rede de assistência à saúde.
O objetivo é reforçar o planejamento das ações, integrar os serviços e preparar a rede assistencial para o período de maior incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, além de garantir respostas mais rápidas e efetivas no atendimento às pessoas doentes.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Alfenas, Kátia Ramos, o primeiro dia do evento foi voltado para gestão, com a presença dos gestores municipais de saúde, além dos coordenadores de vigilância epidemiológica e atenção primária. Já o segundo dia, está destinado aos profissionais da assistência à saúde, como médicos e enfermeiros que irão tratar do manejo clínico dos pacientes. Para a coordenadora, “a expectativa é de que o evento traga mais do que conhecimentos. Espera-se que a apresentação de dados e protocolos, baseados em evidências, traga maior segurança e consciência para que possam conduzir seus casos”, conclui a coordenadora.
As arboviroses estão entre os maiores desafios de saúde pública em Minas Gerais. Somente neste ano, a SRS Alfenas já registrou 2.660 casos confirmados de dengue e seis óbitos, conforme o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O Seminário Macrorregional integra a 4ª etapa da Jornada Mineira de Arboviroses 2025, série de eventos promovidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a FIOCRUZ, com o objetivo de fortalecer a vigilância, prevenção, controle e assistência dos casos de arboviroses em todo o estado.
Por SRS ALFENAS
Foto: Maria de Lourdes Barbosa Negrão/ Eliane Lopes