A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu uma videoconferência para discussão sobre as condutas clínicas e, também, sobre o manejo clínico de pacientes, com suspeita ou confirmação da Covid-19, que necessitem de assistência hospitalar. A reunião virtual aconteceu nessa terça-feira (14/7) com o objetivo de promover uma conversa entre os médicos para alinhar e reforçar condutas clínicas, manejos de pacientes, critérios de internações clínicas ou de UTI e informações dos laudos do SUS-FÁCIL.
“Durante a reunião foi enfatizado que, caso o paciente necessite de transferência para leitos clínicos e/ ou leitos de UTI Covid-19, para um hospital de referência, é necessário que seja preenchido o laudo do SUS-FÁCIL da forma mais clara, objetiva e completa possível. Que esse laudo revele a real condição clínica do paciente, para que sua transferência seja rápida, de forma a disponibilizar a assistência necessária ao paciente o mais breve possível. E que os médicos atuantes nos hospitais de origem estejam preparados para iniciar o tratamento clínico do paciente até que ele seja transferido, para que evite o agravamento do quadro”, enfatizou a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Alfenas, Andréa de Fátima Santos Carvalho.
A reunião contou com a participação de médicos de referência no tratamento do novo Coronavírus da Santa Casa de Alfenas, Dra. Marcela Pereira Assunção e Dr. João Victor Lopes. Foram convidados médicos que atuam na assistência aos pacientes nos hospitais, diretores hospitalares, operadores do SUS-FÁCIL e gestores municipais de saúde dos 24 municípios abrangidos pela Regional.
“É fundamental, em casos de transferência de um paciente, que seja relatado todo o seu acompanhamento no formulário do SUS-FÁCIL, declarando tudo o que foi feito de exames, medicações, breve histórico clínico e as informações de prontuário. Isso ajuda a conferir agilidade, inclusive para orientar o tipo adequado de leito que ele precisa e evitar qualquer complicação”, orientou o médico João Victor Lopes.
Foi reforçada também a importância de se realizar o teste adequado para a detecção da infecção em caso de suspeita da Covid-19, o teste rápido ou PCR, de acordo com o número de dias que se apresentem os sintomas, seguindo orientações dos órgãos de saúde, de modo a evitar resultados falso-negativo e para que se tenha segurança na conduta clínica do paciente.
“É muito importante esclarecer as dúvidas dos familiares, que geralmente estão muito ansiosos. Orientá-los principalmente na questão de isolamento de contatos e sintomas que devem ser observados e que indicam sinais de agravamento. Há casos de pacientes que vão seguir tratamento em casa, outros em observação clínica e uma parcela em internação hospitalar. Não podemos esquecer que se trata de uma doença imprevisível que, às vezes, pode ter evolução rápida, então é importante orientar bem, tirar dúvidas e prestar os tratamentos iniciais no município de origem, quando necessário”, ressalta a médica Marcela Pereira Assunção.
De acordo com o Plano de Contingência da SRS Alfenas, a Santa Casa de Alfenas e a Santa Casa de Guaxupé são os hospitais de referência para internações clínicas e UTI da Covid-19 na região. Outros municípios e instituições atuam como hospitais de retaguarda nos tratamentos da Covid-19 e não Covid-19.
Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi