A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, na última quarta-feira, 23 de março, uma reunião para capacitação dos coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde (APS) e profissionais da imunização dos 24 municípios da sua área de abrangência. O encontro virtual foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), por meio da referência técnica do E-SUS APS Heron Ataide Martins, da referência técnica de Atenção Primária à Saúde, Juliana Aparecida Pacheco Moreira, e da referência técnica da Interface Atenção Primária com Vigilância em Saúde, Fausta Grazielle Ferreira, além da colaboração dos técnicos e coordenadoras da Coordenação de Vigilância em Saúde (Núcleo de Vigilância Epidemiológica) da SRS Alfenas.
O encontro foi organizado com o objetivo de reforçar a importância do registro correto da vacinação para o acompanhamento mais fidedigno das coberturas vacinais, além de propiciar a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas da vacinação envolvendo as áreas técnicas da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde da Regional de Alfenas.
“A integração entre a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde é forte aliada na melhoria da eficiência, efetividade e qualidade das ações em saúde, pois buscam o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, visando a integralidade da atenção à saúde por meio de ações como: busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória, alcance das coberturas vacinais, análise de dados para o planejamento de ações, dentre outras”, explicou Silnes Helena Marçal, coordenadora da Vigilância em Saúde da SRS Alfenas.
A Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde, Juliana Aparecida Pacheco Moreira, destacou que “a capacitação permitiu conhecer melhor a estratégia e-SUS APS e qualificar o processo de gestão da informação para que os municípios possam alcançar melhores resultados em relação à imunização. E desta forma reconhecer a importância da imunização como forte instrumento de proteção à saúde, assim como a Atenção Primária à Saúde como o local mais estratégico para a prevenção de doenças e agravos, onde grande parte das ações de vacinação ocorre”.
Para a referência técnica do E-SUS APS da SRS Alfenas, Heron Ataide Martins, “além da oportunidade de aprendizado e troca de experiência entre os diferentes setores da regional de saúde e municípios, a qualificação dos registros no sistema E-SUS APS é imprescindível para garantir o acompanhamento e monitoramento dos vacinados na Atenção Primária à Saúde, registrando de fato a assistência prestada à população, além de impactar diretamente na cobertura vacinal. Por fim, ressalto que para a prestação de cuidados mais segura, efetiva e que proporcione informações mais confiáveis e úteis para planejar e monitorar ações de vigilância à saúde no território, é necessária uma boa prática de registro. Ações como esta realizada na SRS contribuem para este processo de aprendizado”.
Autor: Thayane Viana