SRS-Alfenas promove capacitação sobre Inspeção de Unidades Básicas de Saúde

Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu, nos meses de novembro e dezembro, um curso sobre Inspeção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os fiscais sanitários municipais. A capacitação foi feita pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da Regional de Alfenas, com orientações feitas pela coordenadora Waldete Brandão de Carvalho, pela técnica Walkiria de Oliveira e pela arquiteta Maria Bernadete.

“Atendendo aos protocolos de prevenção da covid-19, dividimos os 24 municípios da jurisdição da SRS-Alfenas em quatro turmas, com seis cidades em cada. Possibilitando assim a ocupação do auditório dentro das normas do distanciamento social. Foram momentos de intensa troca de experiências entre os fiscais municipais, foi possível sanar muitas dúvidas e tivemos a participação efetiva de cada fiscal na construção do roteiro de inspeção de UBS”, explicou Walkiria de Oliveira.

O treinamento teve carga horária total de 16 horas para cada turma e foi dividido em três etapas: uma aula teórica sobre as boas práticas de funcionamento de UBS; uma inspeção sanitária agendada em uma UBS de escolha do fiscal municipal e apoiada pelo enfermeiro responsável pela Unidade Básica; e reunião para discussão dos relatórios de inspeção das UBS inspecionadas, elaborados pelos fiscais municipais. Os participantes também foram orientados quanto aos quesitos de estrutura física e sobre documentação necessária para aprovação de projetos arquitetônicos junto à Vigilância.

“A capacitação é fundamental para que os fiscais desempenhem um trabalho de qualidade. Observamos que, em grande maioria, as pessoas que ocupam estas funções nos municípios não são funcionários efetivos e não têm experiência prévia em Vigilância Sanitária. Há uma rotatividade muito alta. Para todas as ações que são descentralizadas aos municípios, existe um check list, uma norma técnica para seguirem, mas sozinhos, é muito difícil de eles compreenderem. A Vigilância Sanitária é muito dinâmica, trabalha com atividades preventivas em diversos segmentos”, destacou Waldete Carvalho.

Para a coordenadora do Nuvisa da SRS-Alfenas, a capacitação vai além de treinar o fiscal, ela orienta o cidadão, que por sua vez, dissemina as informações. “Conhecimentos de Vigilância Sanitária são essenciais para todas as pessoas, para a sociedade, desde a correta higienização das mãos, manipulação de alimentos, armazenamentos e prevenções”, completa.

Qualquer cidadão quando procura atendimento nas UBS´s precisa saber se está sendo bem atendido, não somente na área médica, mas se os equipamentos estão em locais devidos, se as normas de higiene e fluxos estão corretos. Para a coordenadora do Nuvisa, “é fundamental que se faça em cada localidade uma boa inspeção nos estabelecimentos diversos. Já estamos programando novas capacitações para outros tipos de estabelecimentos”, ressaltou Waldete.

 

Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Rolar para cima