SRS Alfenas orienta município de Machado diante da intenção de abertura de leitos clínicos covid-19

Crédito: Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, no dia 7 de julho, reunião da Sala de Situação, composta por técnicos de diversas áreas da Regional, com a participação do município de Machado. Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa de Caridade de Machado.

“O encontro foi uma proposição da Sala de Situação diante da manifestação da instituição quanto à proposta de abertura de leitos de enfermaria covid-19. É muito importante esse momento entre o município e a Regional, para trocar experiências e sanar dúvidas. Assim, o município fica mais seguro quanto aos regramentos necessários em relação à vigilância sanitária e assistência, prestando atendimentos de qualidade para a população”, explicou a superintendente da SRS Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo.

Na reunião foram apresentados os dados epidemiológicos e a taxa de ocupação hospitalar na região. “Desde março é a primeira semana em que vemos os índices em queda nas taxas de ocupação de leitos clínicos e UTI de covid-19. Isso nos alegra, mas a gente sabe que os cuidados devem permanecer para que a situação esteja cada vez mais favorável”, comentou Fabiane Nascimento, servidora da Regulação da SRS Alfenas.

Foi feita apresentação pela Vigilância Sanitária da Regional sobre as normativas e resoluções vigentes para hospitais de atendimento híbrido, para pacientes de covid-19 e não covid-19. Destacando-se também os cuidados necessários e adaptações para a separação dos atendidos e das equipes de trabalho, evitando contaminações.

De acordo com Andréa de Fátima Santos Carvalho, coordenadora de Atenção à Saúde da SRS Alfenas, “hoje, a Santa Casa de Machado, pelo plano de contingência, é retaguarda não covid-19, média complexidade e maternidade para a microrregião. Diante dessa possibilidade de se tornar um hospital híbrido, a Regional deu orientações iniciais para que se essa abertura se efetivar, eles estejam preparados”. 

 

Autor: Thayane Viana de Carvalho Lenzi

Rolar para cima