O apoio à doação de sangue ganhou novo reforço no Norte de Minas: nesta quarta-feira, 21/5, o campus da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no município de Salinas, aderiu à campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém”, vinculada ao Ministério da Saúde. Sob coordenação da professora, Carla Pereira de Castro Cruz, uma caravana de 22 pessoas, das quais 19 doadores, saiu de Salinas por volta das 3 horas, rumo ao Hemocentro de Montes Claros, unidade regional da Fundação Hemominas.
“O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da doação de sangue entre os acadêmicos do curso de ciências contábeis, incentivando a solidariedade e a responsabilidade social. A iniciativa é do Programa de Extensão Prestação de Serviços Contábeis – Um instrumento de Cidadania e Desenvolvimento Sustentável para a Comunidade de Salinas (PSEC)”, explica a professora Carla Cruz.
Segundo a professora, a iniciativa tem uma abrangência maior que é “mobilizar a comunidade acadêmica para contribuir com os estoques dos hemocentros, ajudando a salvar vidas e fortalecendo o compromisso do curso com ações de impacto social”. Neste momento, a ação ganha maior importância pois, com a queda da temperatura e a proximidade do inverno, o comparecimento de doadores diminui, uma vez que aumenta o número de pessoas acometidas por gripe e resfriados e outros sintomas respiratórios.
A necessidade de doações é diária, e as unidades da Hemominas precisam garantir estoques adequados de sangue para atender a população com segurança.
Benefícios
A campanha “Seja um Doador – Você é o tipo certo de alguém” – esclarece que entre os méritos de ser doador de sangue está o fato de poder salvar até quatro vidas; a doação é gratuita e não oferece riscos de contaminação; o sangue doado é reposto rapidamente; o procedimento é praticamente indolor e traduz a nobreza e satisfação dos doadores em exercer esse gesto solidário que traz esperança e saúde para muitos que precisam da doação de sangue para sobreviver.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade; menores de 18 anos precisam de consentimento escrito dos pais ou responsáveis; peso acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde, sem doenças que impeçam a doação; apresentar um documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, passaporte, CPF etc.); estar alimentado e descansado. É necessária avaliação individual em casos de uso de medicamentos, doenças, tratamento dentário, cirurgias, vacinas, viagens e tatuagens.
Todas as condições e restrições para doação de sangue estão disponíveis para consulta no site da Hemominas.
Agende sua doação:
O agendamento para doação de sangue pode ser feito nos seguintes canais:
- Site da Fundação Hemominas;
- Aplicativo MGapp Cidadão;
- WhatsApp (31) 4042-7157; ou
- E-mail: doesangue@hemominas.mg.gov.br
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é a cada dois meses para homens, e a cada três meses para mulheres.
Por Pedro Ricardo
Foto: Ascom/Unimontes