SES revitaliza comitês de defesa da vida em Barbacena

Nesta terça-feira, 25/06,  os municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena participaram de uma reunião com a Referência em Mobilização Social em Viva Vida da Regional de Barbacena, Walkyria Monteiro. As diretrizes do Programa Viva Vida do Governo do Estado de Minas Gerais foi o tema abordado. A referência técnica alertou, também, sobre  a importância das medidas de combate à mortalidade materno-infantil, bem como reforço da importância da mobilização da população e organizações da sociedade para parcerias.

O Programa de Redução da Mortalidade Infantil e Materna em Minas Gerais (Viva Vida) aposta na sistematização de ações e na parceria entre governo e sociedade civil organizada como a principal arma no combate contra a mortalidade infantil e materna. Walkyria Monteiro reforçou as orientações para que os municípios encaminhem sempre seus relatórios e fotos de ações mensais e também para que os municípios fortaleçam os comitês municipais de mobilização já existentes e que aquelas cidades que ainda não possuem os comitês que criem e convidem os parceiros da sociedade para a colaboração no trabalho de combate à mortalidade materno-infantil.

Os participantes receberam a cartilha Mães de Minas/Vida Vida de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que proporciona um embasamento para o trabalho a ser realizado nos municípios.  “Temos vinte comitês já implantados nos municípios da SRS/Barbacena desde 2009 que estavam parados e agora pretendemos revitalizar esse trabalho de mobilização social com os Comitês em Defesa da Vida. Chamamos as referências municipais para que atualizem seus regimentos e as composições de seus comitês e para que atuem nessa mobilização informando a nós as ações que realizarem com relatórios mensais”, afirmou Walkyria Monteiro.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima