Com o objetivo de apresentar como a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) avalia e percebe as alterações da Covid-19 e propor alternativas e regionalizadas para os problemas enfrentados pela epidemia, o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira, reuniu nesta terça-feira, 09/06, com prefeitos e gestores municipais de saúde da Macrorregião Oeste por videoconferência para reforçar a importância da ampliação do isolamento social e a adesão ao Programa Minas Consciente para conter o avanço da epidemia.
Um dos dados apresentados na reunião foi a taxa de isolamento social da região que está abaixo de 50%. Amaral pontuou que esta taxa é preocupante e reforçou que o ideal é um isolamento entre 60% e 70%. O aumento de circulação de pessoas aumenta a incidência de casos e impacta diretamente na transmissão do vírus entre as pessoas.
Hoje, a taxa de transmissão, que analisa para quantas pessoas um doente pela Covid-19 é capaz de transmitir, está em 1,23 em Minas Gerais e 1,39 na Macrorregião Oeste. Esta taxa também conhecida por R0. “ Vamos continuar a ter a transmissão por um bom tempo. O objetivo é tomar ações para evitar o pico. Por isso precisamos ter uma taxa de transmissão entre 1 e 1,2, pois o isolamento permite que não sobrecarreguemos a estrutura de saúde. Estamos aqui para sensibilizar os gestores para ter uma melhora no isolamento. Eu quero que tenhamos um isolamento pelo programa “Minas Consciente” para termos uma capacidade assistencial. Os novos leitos de UTI só serão úteis, se tivermos um isolamento adequado”, destacou Amaral.
Atualmente, a Macrorregião Oeste está classificada na onda verde do Programa Minas Consciente. Esta onda permite que apenas serviços essenciais funcionem. Na videoconferência destacou que programa auxilia na coordenação do funcionamento da economia, além de analisar se há capacidade hospitalar sem tendência de crescimento e as notificações dos casos.
“É um trabalho de cooperação entre nível central, regional e os municípios. É importante que as decisões sejam regionalizadas. O Minas Consciente é uma retaguarda para compartilhar e dividir responsabilidades no enfrentamento da doença”, pontuou o Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira.
O Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva, ressaltou o trabalho que Regional tem desenvolvido de articulação junto aos municípios. “O nosso compromisso em nível regional tem sido um trabalho muito árduo para gerir a assistência na região. Este encontro é um marco. Precisamos dividir responsabilidades entre prefeitos da região”, reforçou o Superintendente. “ Parabenizo o Estado e a Regional de Saúde pelo trabalho no enfrentamento à Covid, mostrando competência, seriedade e compromisso com a saúde da população”, disse o prefeito de Arcos, Denilson Teixeira.
Minas Consciente
Até a data de hoje, 09/06, 129 municípios aderiram ao programa “Minas Consciente”, atingindo uma população de 3,3 milhões de pessoas. Na Macrorregião Oeste, o município Santo Antônio do Monte com 28.243 habitantes aderiu ao programa.
Cenário Epidemiológico
Com 53 municípios e uma população de 1,2 milhão de habitantes, a Macrorregião Oeste está hoje, 09/06, segundo o Painel Coronavírus do Estado de Minas Gerais, com 697 casos confirmados pela doença. Destes, 244 estão em acompanhamento. Outros 442 se recuperaram. Óbitos confirmados somam 11 casos.