SES reforça trabalho preventivo de combate à dengue em Jequitinhonha

Imagem

Com o objetivo de levar informação para a população sobre as formas preventivas de se eliminar os focos do mosquito da dengue, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, e a Secretaria Municipal de Saúde de Jequitinhonha, participaram hoje, dia 31 de outubro, de uma entrevista na rádio Santa Cruz de Jequitinhonha, que é parceria na divulgação da campanha contra a dengue.

O Coordenador de Vigilância em Saúde de Jequitinhonha, Luiz Antônio Portes, falou sobre o que é dengue, quais são os sintomas e de que forma a população deve agir para evitar que aja focos do mosquito. “Sabemos que a maioria dos focos está nas residências, por isso, é importante levar informações para a população, pedindo a colaboração, e orientando para que todos possam nos ajudar a evitar a dengue, tampando as caixas d`água, limpando as calhas, tampando os tambores, cobrindo e secando os pneus que não estejam sendo utilizados, enfim, tomando atitudes preventivas para evitar objetos que possam acumular água”.

O Coordenador de Endemias de Jequitinhonha, Josmar Barreto, explicou quais são as principais dificuldades encontradas para a eliminação do mosquito da dengue no município. “Esse ano já fizemos um trabalho com bomba costal porque tivemos um aumento grande do número de casos notificados. O maior problema que enfrentamos são os lixos jogados nos terrenos baldios, além das águas acumuladas em plantas, como as bromélias. Por isso, é importante levar essa informação para a população, por meio da rádio, para que possam nos ajudar, não jogando mais lixo nos terrenos baldios”.

A referência em mobilização social da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, Allan Campos, elogiou as novas ações de combate à dengue que estão sendo realizadas no município. “A Secretaria de Saúde está fazendo um trabalho preventivo muito positivo, com a parceria do Rotary Clube, Cesec, hospital São Miguel, Polícia Militar e AABB, com a pintura de mensagens alusivas à dengue nos muros dessas instituições, e em diversos outros espaços públicos, com mensagens direcionadas à população. Essa ação, aliada ao trabalho de divulgação nos jornais, rádio, faixas, e por meio dos agentes de endemias, permitem que uma quantidade significativa da população possa ter acesso às informações necessárias de prevenção contra o Aedes Aegypti”.

Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul

Rolar para cima