SES reforça guerra contra a dengue no bairro Heliópolis

SES reforça guerra contra a dengue no bairro Heliópolis

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), realizou no último sábado (07/01) uma ação intensiva de mobilização no bairro Heliópolis, localizado na região norte de Belo Horizonte. O evento, primeira parte do projeto “Meu bairro contra a dengue” que se inicia agora no período chuvoso, ocorreu no espaço BH Cidadania e contou com a participação de aproximadamente seiscentos moradores.

A SES-MG esteve presente com o Dengue Móvel – caminhão que realiza trocas de pneus, latas e pets por cadernos, borrachas e lápis – e o Dengômetro, um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue, onde o cidadão toma conhecimento da situação da doença em sua região e conhece os métodos de prevenção e mobilização. Ao final do evento, foram trocados 2702 pets; 3268 latas e 84 pneus.

O operário de construção civil Valdivino dos Santos, 38, conseguiu recolher um total de cem pets durante a semana que antecedeu o evento e as trocou no Dengue Móvel no dia do evento. “Sei que a dengue é uma doença muito grave porque já tive parentes que a tiveram e passaram muito mal, por isso tento colaborar do jeito que eu posso”, explicou.

Valdivino tomou conhecimento da ação de mobilização por meio de seu filho, Rafael, 7, que recebeu as instruções de prevenção à dengue em sua escola. Rafael aproveitou também para conferir o Dengueville, um aplicativo em forma de jogo para as redes sociais que ensina como combater o mosquito da dengue e evitar a doença de forma lúdica. “Achei muito legal o jogo, porque você vai subindo de nível quando consegue ajudar a tirar a dengue das casas”, contou Rafael.

Além do Dengueville, outra atração que encantou as crianças foi a esquete teatral encenada pelo Grupo de Teatro do Mobiliza SUS, que sensibilizou a população para o cuidado diário e freqüente no combate à doença. “Se não dobrarmos a atenção, o que vai dobrar é a dengue!”, alertou a personagem “Dona Conceição”, uma senhora que, pela intervenção do agente de saúde “Taquinho”, aprende a importância de se prevenir a dengue pela eliminação constante dos possíveis focos. 

Para o Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, responsável por 39 municípios da região central de Minas Gerais, Paulo de Tarso Machado Auais, o evento representa uma tríplice aliança. “A mobilização ocorre com a participação do Governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte e do cidadão. Somente somando forças na guerra contra dengue é que vamos vencê-la. Para isso, é preciso que o cidadão também faça sua parte não tendo pratos de plantas, cuidando das caixas d’água e não deixando água parada em pneus e garrafas Pet, por exemplo”, afirmou.

O secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa, endossa a opinião do superintendente e afirma que a parceria entre Estado e município ocorre em momento decisivo de enfrentamento da dengue. “Segundo o Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), 84,5% dos focos estão nas casas. Essas ações permitem convite para população para tomada de atitude concreta contra a dengue”, sublinhou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no  http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Alexandre Ribeiro


Rolar para cima