O secretário de Estado de saúde, Antônio Jorge Souza Marques, esteve nesta terça-feira, 21/05, na cidade de Mantena, no leste de Minas , onde em conjunto com prefeitos, gestores de saúde e representantes de consórcios de saúde, discutiu a reorganização da assistência hospitalar no município e na região.
O Secretário antes de chegar a Mantena, visitou duas unidades hospitalares nos municípios de Divino das Laranjeiras e Central de Minas para em seguida iniciar a programação no município sede de micro com uma visita técnica a dois hospitais: Evangélico e São Vicente de Paula.
Entre 2004 e 2012, o Hospital Evangélico recebeu investimento de R$ 2.349.930,46 do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG (Pro-Hosp). A verba foi destinada à construção do Centro Obstétrico e Plano Diretor de Obras, continuidade da obra do centro Cirúrgico, elaboração do projeto arquitetônico, elétrico e hidráulico para a ampliação; e compra de material permanente.
“Estamos aqui hoje para o início de uma agenda produtiva primeiro em relação à assistência hospitalar. Temos dois hospitais históricos e importantes em Mantena , com profissionais competentes, mas precisamos avançar na gestão desses estabelecimentos. Há muita pulverização de recursos e ainda se encaminha um grande número de pacientes para o município pólo macrorregional (Governador Valadares), com ações que deveriam ser resolvidas aqui mesmo em Mantena. Precisamos melhorar a ortopedia, cirurgias de urgência e atendimento aos politraumatizados”, ressaltou o secretário Antônio Jorge.
A diretora do Hospital Evangélico, Neli Oliveira Britter afirmou durante visita que o aporte de recursos do Estado através do PROHOSP propiciou um salto qualitativo na gestão e no atendimento do estabelecimento. ”Os investimentos do Governo de Minas em nossa instituição permitiram a compra de novos equipamentos e a melhoria considerável de nossa infraestrutura, como o do centro cirúrgico”, afirmou.
Saúde com resolutividade
Finalizando a programação em Mantena, o Secretário Antõnio Jorge se reuniu no auditório da Associação dos municípios da Microrregião do Leste de Minas (ASSOLESTE) com lideranças políticas da região vinculadas aos Consórcios Intermunicipal de Saúde da Microrregião Norte do Rio Doce (CONSONORTE) composto por 8 municípios e Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce (CISDOCE) formada por 27 cidades para debater a qualificação da assistência hospitalar. Durante a reunião Antônio Jorge recebeu também de prefeitos e gestores de saúde, reivindicações por mais recursos técnicos e financeiros para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde da região leste.
Ao final do evento o secretário fez um balanço do encontro e diz que sai muito otimista por perceber que há uma intencionalidade honesta com a coisa pública por parte dos prefeitos e secretários municipais de saúde. “A semente que plantamos aqui hoje é de uma discussão muito complexa, mas necessária para concentrarmos recursos financeiros em poucos prestadores, pois a pulverização desses recursos e de esforços em hospitais com baixa capacidade resolutiva, onera os prefeitos e não traz resolutividade para os cidadãos. Vamos fortalecer o Consonorte e por isso anunciamos nesta reunião a liberação de recursos para a melhoria das ações de média complexidade e ambulatorial do Consórcio” salientou Antônio Jorge.
O prefeito de Mantena e presidente da ASSOLESTE, Wanderson Eliseu Coelho, enfatizou a importância da presença do secretário nos debates com os gestores municipais.” Foi um momento histórico porque pudemos contar coma presença do secretário de estado que veio não só liberar recursos financeiros, mas nos ajudar a tomar decisões que irão beneficiar a assistência em saúde não só de Mantena, mas de toda nossa região”, finalizou.
Participaram também do evento, a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino, o secretário municipal de saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roberto Jório Machado Filho, o presidente do CONSONORTE e prefeito de Itabirinha, Edmo César Feliciano Reis, o presidente da Câmara Municipal de Mantena, vereador Marcelo Alves de Oliveira, o Presidente do CISDOCE e prefeito de São Félix de Minas, Juraci Braz de Souza, o comandante da CIA de Polícia Militar de Minas Gerais em Mantena, capitão PM Carlos Alberto Silva Aleixo Júnior, a representante da Diretoria do Hospital São Vicente de Paula, Irmã Alane Santos Pardinho, entre outros representantes municipais e estaduais.
Autor: Frederico Bussinger