SES realizou treinamento da descentralização SINAN em Uberlândia

Imagem

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, através da Superintendência Regional de  Uberlândia, realizou  nesta quarta feira, 03 de julho, treinamento para descentralização SINAN Sistema Nacional de Agravos de Notificação.  A descentralização tem como objetivo atribuir aos 18 municípios que fazem parte da regional de Uberlândia, a responsabilidade de inserção dos dados no sistema.

“O treinamento tem também o objetivo de sensibilizar os  municípios sobre a importância da notificação, a fidedignidade dos dados epidemiológicos, da qualidade das informações e de sua confiabilidade” informou Ana Paula Teixeira de Carvalho, coordenadora de Epidemiologia da Superintendência de Uberlândia.

De acordo com o enfermeiro Gilberto Martins Júnior, que trabalha no setor de epidemiologia do município de Patrocínio, os servidores  dos municípios passam a ter mais contato com o programa. “O estudo in loco dos agravos de saúde que são notificados no próprio município agiliza o processo de análise de dados. A descentralização é um ganho muito importante para toda a  nossa microrregião”, destacou Gilberto.

Para  Mauro Alexandre de Castro, que trabalha no programa de Tuberculose e também é agente de Centro de Controle e Zoonoses de Uberlândia, o treinamento de  utilização do sistema vai garantir a informação correta sobre os dados do município. “Garantindo a informação correta poderemos obter resultados que identifiquem os agravos de notificação compulsória, possibilitando maior rapidez nas ações  das instituições de saúde”, afirmou ele.

Autor: Cássio Machado

Rolar para cima