A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, através das Coordenadorias de Vigilância Sanitária e Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia o último módulo do Projeto de Ações Educativas da Visa na Atenção Primária.
O treinamento que começou no dia 08 de fevereiro e finalizou na última sexta feira (21/06) foi ministrado pelos técnicos da Visa e AP da SRS Uberlândia e capacitaram cerca de 850 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos 18 municípios jurisdicionados à Superintendência de Uberlândia.
O enfoque da capacitação está baseado no risco para a saúde do indivíduo no meio onde ele vive, sobre a ótica da infestação, contaminação (inclusive a contaminação cruzada), sendo trabalhado como garantia da qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O objetivo é de aumentar o nível de conscientização para as questões do risco sanitário dentro do contexto Saúde Coletiva e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, levando ao conhecimento dos participantes os mecanismos de controle e combate aos agravos de saúde. Assim estimulando-os na disseminação das informações sobre as ações preventivas nos domicílios, visando minimizar o potencial risco sanitário oferecido no ambiente, especialmente o consumo de produtos e rejeitos de lixos.
A ACS de Uberlândia, Janaina Ferreira Lima, opinou sobre o treinamento. “Quero agradecer à SRS Uberlândia pela realização desse curso que nos proporcionou mais conhecimento. Agora podemos conscientizar as famílias que visitamos sobre a importância com os cuidados da saúde, alimentação, higiene e muito mais”, ressaltou Janaina.
Segundo a agente de Monte Alegre de Minas, Gerusa Mendonça Souza, as palestras foram muito importantes. “Melhoramos nossos conhecimentos sobre Vigilância Sanitária, tanto com alimentos como produtos domésticos. Com essas informações, nosso trabalho na área de saúde ficará mais rico e poderemos transmitir mais informações em relação às formas de promover a saúde das famílias”, enfatizou Gerusa.
Autor: Cássio Machado