Créditos: Frederico Bussinger / SRS-GOVA Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promoveu na quarta-feira (08-05) palestra sobre Dengue. Essa palestra faz parte da programação de Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil ( CBPDEC), promovida no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (ARDOCE) pela Defesa Civil Estadual e Gabinete Militar do Governador. A capacitação, que segue até o dia 10-05, é destinada a civis e militares dos órgãos que compõem a Defesa Civil, prefeitos, coordenadores e agentes de proteção da Defesa Civil Municipal de 14 municípios da região do Médio Rio Doce.
“Convidamos a saúde estadual para esta palestra, porque entendemos que devemos tratar a dengue também como um desastre natural epidemiológico e principalmente, pela dimensão e impacto que a doença está tomando no Estado”, afirmou o coordenador da capacitação e diretor Administrativo de Defesa Civil Estadual, capitão Arnaldo Afonso.
A palestra ministrada pela enfermeira do Núcleo de Epidemiologia, Denise Dupin B. Mourão e pelo técnico de Endemias da SRS-GV, Nilson dos Santos apresentou o Programa Estadual de Combate Permanente a Dengue, abordando aspectos quanto ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti , potenciais criadouros, controle do vetor (químico e mecânico) e as ações de mobilização social e de assistência que o Estado promove através da SES, como a Força Tarefa, contração de agentes de endemias e médicos, entre outras.
“Reforçamos junto aos participantes municipais que o combate a Dengue não terá êxito sem a participação de todas as instituições e da população. Solicitamos também que eles sejam multiplicadores dessas ações de combate a Doença em seus municípios”, ressaltou Denise Dupin.
O coordenador de Defesa Civil de Belo Oriente da Região de Coronel Fabriciano, Jacimar Fernandes Costa, comentou sobre a importância de conscientização de todos na guerra contra a Dengue. “Só somando força e nos mobilizando que poderemos ter exito na luta contra a doença. Sempre nas abordagens sobre Defesa Cívil que realizo nas escolas municipais e estaduais de Belo Oriente, aproveito a oportunidade para conscientizar também os alunos sobre a importância do combate ao vetor”, finalizou.
Autor: Frederico Bussinger