Nos dias 28 e 29 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por intermédio do Núcleo de Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis realizou uma Oficina para técnicos e coordenadores da Atenção Básica dos 55 municípios do Centro Oeste. No encontro, os profissionais debateram a Política dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que traz a possibilidade de implantação dos Núcleos em todos os municípios.
O objetivo da Oficina foi sensibilizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para o desenvolvimento de um trabalho integrativo com a equipe multidisciplinar do NASF. O Núcleo poderá contar com Assistente Social, Educador Físico, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico acupunturista, psicólogo e outros. A Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS/Div, Agripina Fraga, reforça que estes profissionais não fazem parte de um ponto isolado da rede da Atenção Básica e que devem exercer o trabalho juntamente com as Equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município. “Ressaltamos aqui o papel das equipes de APS, consideradas referência pelo cuidado da população em um território definido sob sua responsabilidade sanitária, devendo realizar, de maneira longitudinal, ações de promoção, prevenção, tratamento, reabilitação, redução de danos e coordenação do cuidado na Rede de Atenção à Saúde.
Já a missão do NASF é apoiar o trabalho destas equipes, ampliando a abrangência, o escopo e a qualidade das ações na Atenção Básica, o que gera um aumento de sua resolubilidade. Espera-se fornecer subsídio para que tanto as ESF quanto as equipes de NASF realizem de forma adequada as ações e serviços com mais qualidade e efetividade, atendendo as necessidades de saúde da população adstrita”, explicou a Coordenadora.
No final, os municípios se informaram quanto a elaboração do projeto de implantação do NASF e quais documentos necessários. O novo modelo de formulário de atesto mensal de Equipes de saúde da Família e que deve ser encaminhado pelo município à Regional também foi apresentado.
Modalidades de NASF
NASF 1
Total de horas da Equipe do NASF: No mínimo 200 horas semanais
Total de ESF atendidas pelo NASF: 5 a 9 ESF
Piso da Atenção Básica Variável: 20 mil
NASF 2
Total de horas da Equipe do NASF: No mínimo 120 horas
Total de ESF atendidas pelo NASF: 3 a 4 ESF
Piso da Atenção Básica Variável: 8 a 12 mil
NASF 3
Total de horas da Equipe do NASF: No mínimo 80 semanais
Total de ESF atendidas pelo NASF :1 a 2 ESF
Piso da Atenção Básica Variável: 8 mil
Autor: Willian Pacheco