Será realizado nos dias 13, 14 e 15 de maio, em Divinópolis, o II Seminário Regional de Vigilância Sanitária. O Encontro é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária, da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS). O objetivo do seminário é atualizar técnicos e fiscais de Vigilância Sanitária dos 54 municípios que compõem a Região Centro-Oeste, além de fortalecer e motivar a descentralização das ações de vigilância sanitária.
“Desde 2012, o Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, trabalha com o projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde. A Vigilância Sanitária busca articular diretrizes junto aos municípios para que os trabalhos ocorram de forma integrada”, ressalta a Coordenadora da Área Temática de Vigilância em Saúde da SRS de Divinópolis, Dirlene Maria Soares.
O Coordenador de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde, Alan Rodrigo Silva, destaca que as ações de saúde devem ser pautadas pela prevenção. “Nós temos que ser promotores de saúde. A Vigilância Sanitária ainda se foca muito no perigo, mas todo o trabalho precisa ser voltado para o risco, ou seja, a inspeção para que tenhamos um resultado de qualidade”, diz.
Durante os três dias, serão abordados temas como: surto alimentar; comunidade terapêutica; estrutura física de estabelecimentos; Instituição de Longa Permanência; além de exposição dialogada de experiências exitosas dos municípios da região.
“Esse é um momento de enriquecimento, de trocar experiências, defender e valorizar o SUS. É preciso mostrar à população que o SUS não é só assistência, mas todo o serviço prestado. Estão incluídos os medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e as inspeções em estabelecimentos comerciais, como supermercados, salões de beleza, consultórios odontológicos, farmácias e drogarias”, esclarece Silva.
Autor: Willian Pacheco