A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, em parceria com o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD), realiza nos dias 26 e 27 de junho o segundo curso de capacitação em Triagem Neonatal.
A capacitação é direcionada aos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, hospitais, docentes e discentes dos cursos de enfermagem das Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam vinculadas à realização do teste do pezinho.
O curso será conduzido pela equipe técnica do NUPAD/UFMG no Auditório Sr. Zezinho, no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UNILESTE, em Coronel Fabriciano. O objetivo é capacitar os profissionais, docentes e discentes dos cursos de enfermagem para aprimorar o programa de Triagem Neonatal em Minas Gerais, promovendo a identificação precoce de patologias e, consequentemente, contribuindo para a qualificação da assistência à criança.
Programa de Triagem Neonatal
O Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN/MG) foi implantado pelas resoluções nº 789 de 22/09/1993 e nº 982 de 11/03/1994 da Secretaria de Estado da Saúde, e vinculou-se em 2001 ao Programa Nacional de Triagem Neonatal por meio da Portaria 822 do Ministério da Saúde.
O Governo Estadual, respeitando recomendação do SUS para priorizar convênios nesta área com instituições públicas, credenciou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como seu órgão executor.
Estas ações estão vinculadas ao Programa Nacional de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde e compõem o rol de ações da Rede Viva Vida da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico – Nupad – criado em 1993, é órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e credenciado em 2001 pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal do estado.
Autor: Roberto Bertozi