Na segunda-feira, 17/03, às 9 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) acontece a aula inaugural do curso de especialização em Comunicação e Saúde, com a participação de autoridades e palestra do jornalista da Rede Globo Marcelo Canellas.
Segundo o diretor-geral da Escola de Saúde Pública, Rubensmidt Riani, a finalidade da especialização é proporcionar aos profissionais da Comunicação Social, jornalistas e assessores, formação na área da Comunicação e Saúde “a fim de ampliar o debate acerca da Saúde Pública e a realização de ações em prol da melhoria da produção da informação a respeito do Sistema Único de Saúde, para expansão do conhecimento e mobilização da população”.
Coordenador do Núcleo de Gestão em Saúde e do curso, Jean Alves, enfatiza os fundamentos do curso. “A especialização articula as discussões teóricas à análise e debate das questões vivenciadas pelos profissionais no cotidiano do trabalho, visa fornecer os subsídios para que os trabalhadores da área da comunicação, incluindo jornalistas que atuam na imprensa e assessores, desenvolvam olhar apurado sobre as diretrizes, gestão, organização, determinantes sociais, culturais, econômicos e políticos do Sistema Único de Saúde Brasileiro”. Dessa maneira, segundo Alves, espera-se estimular os profissionais a melhorarem o “desenvolvimento da informação em saúde e na ampliação das discussões do campo da comunicação e saúde”.
Sobre a palestra do jornalista Marcelo Canellas, Alves salienta a oportunidade de contato com profissional de destaque nacional. “O Canellas tem uma produção muito importante e premiada, principalmente em matérias de cunho social, muitas delas retratando a saúde no país. Pela expectativa dos alunos em relação à fala dele, a escolha não poderia ter sido mais acertada”.
O curso
Ao ofertar a Especialização em Comunicação e Saúde a ESP-MG espera colaborar para formação de profissionais da comunicação especialistas na área da saúde, sejam eles atuantes em instituições de produção de informação privadas (TV’s, jornais, revistas, rádios, sites/blogs), filantrópicas (Hospitais e Fundações) ou públicas ligadas ao SUS (Secretarias de Saúde).
As aulas, que ocorrem na sede da Escola na Av.Augusto de Lima 2061, terão início no dia 18 de março, sendo a primeira disciplina “Políticas de Saúde: Fundamentos e diretrizes do SUS”.
Tendo como público-alvo profissionais pertencentes às mídias de comunicação e imprensa (rádio, TV, impresso, internet), assessorias de comunicação/imprensa e profissionais recém- formados, o curso terá duração prevista de 15 meses e aulas de periodicidade quinzenal, perfazendo carga horária total de 400 horas, incluídas as 40 horas de atividade presencial de tutoria, voltadas para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
Autor: Leandro Heringer
