A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com o Observatório Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (OPESV/EEUFMG), realizou, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a 1ª Oficina de Monitoramento das Estratégias para o Aumento das Coberturas Vacinais nos Ciclos de Vida em Minas Gerais. O encontro aconteceu no Centro de Capacitação e Tecnologia (CEMTEC), no município de Pedra Azul.
A oficina integra o Projeto Vacina Mais Minas, iniciativa da SES- MG que tem como objetivo reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva e promover, por meio de ações práticas e baseadas em evidências, a recuperação das coberturas vacinais em todo o estado.
O projeto teve início na Regional de Saúde de Pedra Azul nos dias 1º e 2 de setembro de 2025, no município de Itaobim. Na ocasião, cada município participante elaborou um plano de ação alinhado à sua realidade local, com foco na qualificação dos processos de trabalho em imunização e na melhoria dos indicadores de cobertura vacinal.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues Castro, a oficina de monitoramento representa uma etapa estratégica do projeto. “Esse é um dos momentos mais importantes do Vacina Mais Minas, pois permite avaliar a execução das ações planejadas e mensurar se as metas estabelecidas para cada indicador estão sendo alcançadas”, destacou.
A referência técnica em imunização da GRS Pedra Azul, Ana Cristina Pereira Cardoso, explicou que as oficinas de monitoramento ocorrerão trimestralmente ao longo de um ano. “O acompanhamento periódico possibilita analisar o desempenho dos municípios, identificar avanços e desafios e reorientar estratégias sempre que necessário, fortalecendo as ações de imunização nos diferentes ciclos de vida”, afirmou.
Participaram da oficina duas referências técnicas de cada município pertencente à GRS, indicadas pelos gestores municipais, que estiveram presentes de forma presencial. Os resultados obtidos durante o monitoramento poderão subsidiar a formulação de ações práticas, programas e/ou políticas municipais fundamentadas em evidências robustas, voltadas à prevenção de doenças imunopreveníveis.
O evento contou ainda com a participação da GRS Pedra Azul, por meio das coordenações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) e da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), reforçando a integração entre as áreas técnicas na construção de estratégias efetivas para o fortalecimento da imunização em Minas Gerais.
Por: Allan Gomes Campos
Foto: Allan Gomes Campos
