A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio do Grupo Temático da Saúde para a Copa do Mundo FIFA 2014 (AGEI), promove, nesse sábado (11/05), a partir das 10h, no Mineirão, simulado que visa preparar os hospitais João XXIII, Eduardo de Menezes, Risoleta T. Neves e Odilon Behrens para situações de Urgência e Emergência durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo.
A simulação faz parte da conclusão de um treinamento que está sendo ministrado por profissionais da França, através de uma parceria entre a SES-MG e o Governo Francês por meio da Associação dos Hospitais e o Samu de Paris. Participaram do curso principalmente médicos e enfermeiros dos Samu´s de todas as regiões do estado de Minas, como Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Ouro Preto, Barbacena, Montes Claros. A preparação é feita de uma integração também dos agentes do Samu, Polícia Militar, Polícia Civil, BHTrans, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, além do envolvimento dos hospitais.
As ações, que fazem parte do acordo de Cooperação Técnica internacional entre Brasil e França e serão desenvolvidas após a simulação de uma briga entre dois grupos de torcedores. O pisoteamento envolverá 155 vítimas que serão classificadas em três categorias de atendimento. Na categoria vermelha (atendimento imediato com risco de morte) serão 18 vítimas; na amarela (atendimento de urgência sem risco de vida no momento) serão 35 vítimas; na categoria verde, as 75 vítimas estarão machucadas, mas conscientes e andando; e cinco vítimas na categoria preta, que representa óbitos.
O primeiro atendimento será realizado na área de concentração de vítimas, localizado dentro do estádio e contará com o apoio de 40 ambulâncias, dois helicópteros, 60 bombeiros, 30 agentes da Polícia Militar de Minas, agentes da BHTrans e colaboradores de outros órgãos envolvidos. Os casos que demandarem atendimento de urgência serão encaminhados para os hospitais referências, que darão continuidade ao atendimento.
Plano de catástrofe
O simulado, também, busca ativar o Plano de catástrofe dos quatro hospitais que serão referências no atendimento de múltiplas vítimas, em Belo Horizonte. O plano de ação foi elaborado por médicos consultores de Portugal e prevê a melhoria das estruturas da saúde para responder às situações de crises sanitárias, catástrofe e gestão de eventos de massa que irão acontecer em 2013, 2014 e 2016.
Durante o simulado serão encenados os procedimentos reais de recuperação da atenção, a intervenção do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a intervenção das equipes avaliadas, o agravamento de cada paciente, a preparação dos estabelecimentos hospitalares, a comunicação com as autoridades sanitárias e diferentes órgãos envolvidos.
Atenção
Por questão de segurança, a imprensa terá acesso somente à área da Esplanada e a simulação acontece próximo aos portões da avenida C.
Atendimento à imprensa: O Coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Rasível dos Reis, irá atender a imprensa às 9h30, antes do início do simulado. A Simulação do “pisoteamento” está prevista para começar às 10h, a partir deste momento, os “pacientes” começam a ser atendidos e retirados de dentro do mineirão.
Autor: Jornalismo SES