Com a presença de representantes dos 27 municípios da SRS Uberaba, o 1º Seminário Regional de Vigilância em Saúde, que aconteceu na sexta-feira (22/02), no auditório SEST-SENAT, debateu com gestores e referências municipais de vigilância em saúde, os principais desafios e estratégias para a implantação das ações de Vigilância em Saúde nos municípios.
De acordo com Maurício de Oliveira, coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Uberaba, “a metodologia World Café, em que os participantes vão mudando de mesa para discutir diferentes questões, tornou a segunda parte do evento bastante dinâmica e mais propícia às discussões sobre a implantação da Vigilância em Saúde nos municípios. Esperamos que os técnicos e gestores tenham se sensibilizado para a necessidade de investimento em Vigilância em Saúde, já que receberam todas as orientações para isto”, conclui Maurício.
Já Rômulo Gusmão, referência de Vigilância em Saúde da SRS Uberaba no nível central, afirma que “está havendo efetivamente uma vinculação dos municípios junto aos Núcleos Microrregionais de Vigilância em Saúde, possibilitando a potencialização das ações nos territórios municipais e microrregionais. As equipes de trabalho já estão conseguindo modelar uma identidade para a vigilância em saúde na região, o que caracteriza um cenário de muita precisão na tomada de decisão, quanto à organização das práticas de promoção, proteção e prevenção da saúde”.
O município de Perdizes alcançou 90% de ações realizadas e, de acordo com a coordenadora do setor financeiro, Dirce de Paiva, a estratégia usada foi, em primeiro lugar, identificar as principais falhas. “Nosso município tem uma zona rural bastante extensa, com quatro assentamentos e uma invasão de sem terra, além de população flutuante, que vem trabalhar no período de safra. Percebemos então, que para melhor atender esta população, precisávamos investir em atendimento após as 17 horas, transporte e busca ativa nos fins de semana.”
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga