SES promove seminário Macro Sul sobre Práticas Integrativas e Complementares

Imagem

Com a presença de gestores, técnicos das Regionais de Saúde  (Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha ) e profissionais de saúde, aconteceu  nos dias 28 e 29 de maio na cidade  de Alfenas, seminário regional sobre Práticas Integrativas e Complementares, cujo objetivo foi discutir as diretrizes contidas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Política Estadual de Práticas  Integrativas e Complementares  (PEPIC).
As práticas são formas de ampliar as ações de prevenção de doenças aos usuários do SUS, prevenindo agravos, promovendo a manutenção e recuperação da saúde baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo, as que estão contidas na Política Estadual são: homeopatia, plantas medicinais/fitoterapia, acupuntura, práticas corporais da medicina chinesa ( thai Chi chuan, Chi Kung, Lian Cong), Medicina antroposófica, Termalismo Social/Crenoterapia.
Foram apresentadas diversas experiência exitosas, como o termalismo, prática utilizada pela médica de São Lourenço  Maria  Celina, que utiliza águas minerais para o controle de doenças como diabetes e hipertensão, entre outras. Dra. Maria Celina ressalta ainda a importância da adoção de um estilo de vida saudável com práticas de atividades físicas e alimentação adequada. Durante o evento a fisioterapeuta da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas (SMS) de Alfenas, Márlia Czismar orientou os participantes alguns exercícios de Thai Chi Chuan, prática adotada no Programa de Idosos do município.
Heloíza Helena Monteiro Braga, coordenadora do Programa na Secretaria da Saúde de Minas Gerais, disse que esse evento está sendo realizado em todas as regiões do estado, com o objetivo divulgar e incentivar a implantação /implementação da PIC em todos os municípios. Thaís Helena, referência técnica do PIC da SRS de Alfenas, disse estar motivada com o resultado do Seminário e que levará a proposta a todos os municípios e também ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos municípios da  Região dos Lagos do Sul de Minas (CISLAGOS) , para que juntos possam fortalecer a proposta e assim fortalecer as ações do SUS na   região.

Autor: Marivalda Cezário Santos Tobias

Rolar para cima