SES promove semana de combate às DST/AIDS na região nordeste do estado

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promoveu, no período de 1 a 5 de dezembro, na região nordeste de Minas, a semana de combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul distribuiu aos 25 municípios da região preservativos e panfletos, além de estimular a realização de eventos de promoção à Saúde.

Crédito: Allan Campos

Em Cachoeira de Pajeú a novidade foi o dezembro vermelho. Profissionais de saúde fizeram uma sensibilização dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas antessalas das unidades de saúde e, em seguida, saíram para uma ação nas ruas, com distribuição de materiais educativos, juntamente com alunos da Escola Municipal Wenceslau Leal. Atividades lúdicas foram realizadas no Distrito de Águas Altas (São Francisco) e Povoado Tancredo Neves (Cariri), com pintura branca no rosto e roupas pretas em forma de luto contra o preconceito em torno da doença.

O educador social do grupo Vhiver de Belo Horizonte, Thiago Pereira, participou de uma palestra no povoado de Marcela, repassou informações, tirou dúvidas e apresentou sua experiência de vida contra a doença. “Acredito que é melhor prevenir do que remediar e o conhecimento é a melhor forma de prevenção. Quando se trabalha com novas gerações, adolescentes com realidades culturais diversas é possível quebrar tabus, paradigmas e mitos sobre sexualidade, doenças e outros temas que são complexos de se debater nas idades iniciais”.

A Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Cachoeira de Pajeú, Adriana Mendes, ressaltou que “é importante abrir espaços de reflexão dentro do território escolar e na comunidade como um todo, através dos temas transversais, para que as pessoas tenham criticidade e conhecimento, tomando como partido a prevenção”.

Já o coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde do município, Glaubert Souza, destacou o papel da importância dos profissionais de saúde de atuarem para mudarem a realidade e melhorarem a vida das pessoas. “Percebe-se cada vez mais a acentuação de problemas relacionados à sexualidade dos jovens, ou seja, a saúde sexual e os direitos sexuais, dentre eles as DSTs/AIDS e ressalto aqui a paternidade irresponsável que é muito evidente na nossa região. As adolescentes muito novas, grávidas e solteiras, com expectativas de vida mínimas, com poucos sonhos. Temos o grande desafio de intervir sobre essa realidade.”

No município de Jacinto foi montado um stand em frente à Secretaria Municipal de Saúde e realizada a distribuição de preservativos e panfletos, além da utilização de um sistema de som para que os profissionais de saúde pudessem repassar informações para a população que passava pelo local. Também foram realizadas palestras nas unidades de saúde e na Escola Estadual Professor Estevão Araújo. A Secretária Municipal de Saúde, Hillana Santana, defendeu que é primordial a realização de eventos que possam promover o repasse de informações para a população. “O intuito é alertar, principalmente aos mais jovens, que AIDS é uma doença séria e que aumenta cada vez mais no Brasil, passando para eles todas essas informações e distribuindo os preservativos acabamos por mostrar que é simples a prevenção e que a epidemia pode e deve ser combatida”, completou. 

Autor: Allan Campos

Rolar para cima