Créditos: Frederico BussingerA Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveu no último dia 17-09, o segundo encontro presencial do Curso HumanizaSUS-MG, que está sendo aplicado em todo o Estado pelo Canal Minas Saúde. O evento que utilizou a metodologia de roda de conversa, contou com participação de referências municipais de municípios da região leste, que foram divididos em dois grupos: o primeiro pela manhã para aquelas referências que ainda não tinham participado do primeiro módulo e a tarde os municípios com o segundo módulo.
Segundo as facilitadoras do Curso, Maria-Luiza Martins e Rejane Sanglard, que no encontro tiveram o apoio da referência técnica de Humanização, Marly Maria Resende, diz que no primeiro módulo o objetivo foi integrar o grupo e apresentar a proposta da Roda de Conversa. “Além de aspectos e dispositivos da Política Nacional de Humanização, sendo que os participantes também assistiram a uma palestra sobre “Humanização para o Trabalhador” que foi proferida por Raimundo Nonato Ferreira Moura do do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Governador Valadares. Já no segundo módulo as referências municipais foram estimuladas a refletir sobre os processos de trabalho e as ações de humanização que podem ser inseridas na Atenção Primária fortalecendo a rede de saúde”, salientaram.
A enfermeira do município de Jampruca, Jamaira de Almeida Coimbra afirmou que sai do encontro sensibilizada e disposta a aprimorar os dispositivos da humanização no seu processo de trabalho. “Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos na Assistência em Saúde, a Humanização é uma política bem ao nosso alcance, que representa uma garantia de melhoria para os trabalhadores de saúde e para a população assistida”, frisou.
Já a enfermeira da UBS de Resplendor, Gelcira Esteves afirmou que “ a implantação da Política de Humanização na Atenção Primária é necessária e imprescindível, principalmente na valorização do trabalhador e no acolhimento dos usuários”, finalizou.
O evento em Valadares ainda contou na abertura com participação da superintendência Regional de Saúde, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino e de Nilcymara da Silva Santa Clara do Grupo de Trabalho de Humanização da SRS-GV.
Autor: Frederico Bussinger