SES promove oficina de mobilização em Felisburgo

O planejamento e a execução das estratégias de mobilização no combate à dengue e do programa Mães de Minas na região nordeste do estado foi o tema da 1ª etapa das oficinas microrregionais de mobilização social em saúde, promovida pela Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul no dia 12 de junho, no auditório da Câmara Municipal de Felisburgo.
Participaram da oficina as referências de mobilização dos municípios de Felisburgo, Joaíma Palmópolis e Rio do Prado, que foram orientados a incentivarem a população a participarem do concurso da Secretaria de Estado de Saúde sobre o DengueMob, que premia as melhores ações realizadas pela população e que contribua para o combate à dengue.

O evento possibilitou aos participantes compartilharem as experiências sobre de que modo foram organizadas as ações em cada município. O Coordenador de Epidemiologia de Felisburgo, Rogério Ferreira, fez uma apresentação sobre as passeatas e blitz educativas que contaram com a parceira da polícia militar. Já o agente comunitário de saúde, José Noade de Almeida, relatou sua experiência no trabalho de orientação à população, que é realizada tanto nas unidades básicas de saúde, quanto nas visitas que são realizadas nas residências.

A oficina também abordou quais as ferramentas disponíveis de comunicação que podem ser utilizadas pelos municípios para que a população tenha acesso às informações de saúde, como a utilização de uma conta institucional para divulgação das ações no Facebook, produção de vídeos e áudios com personagens da região, além de orientações sobre a utilização do serviço 155, para cadastro de denúncias sobre a dengue e de cadastro do público alvo do programa Mães de Minas.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde de Joaíma, Hemíllio Santos, e o Coordenador de Epidemiologia de Palmópolis, Ronivaldo Rodrigues a maior parte da divulgação das ações, através dos diversos meios de comunicação, contribuem para que a população tenha acesso às informações sobre o que o Governo Estadual e o que cada município tem feito para melhorar a qualidade dos serviços de saúde. “O que mais chamou a minha atenção foi a possibilidade de utilizarmos o facebook, para que possamos chamar a atenção da população sobre o que temos realizado. Acredito que a utilização do facebook é interessante e apresenta muitas vantagens, por isso, considero importante implantarmos essa estratégia no município”, disse o Coordenador de Vigilância Sanitária de Rio do Prado, Hermínio Carmona da Silva.

Novo parceiro

A Referência Técnica de Comunicação e Mobilização Social da GRS Pedra Azul, Allan Campos, e a Enfermeira e Coordenadora de Vigilância em Saúde de Felisburgo, Jéssica Pereira, realizaram, após a oficina, uma visita à rádio comunitária do município e apresentaram uma proposta para que fossem veiculados na rádio os spots das campanhas da saúde, como, as da dengue e da gripe. O diretor da rádio Felicidade FM, Roni Ferreira, concordou em realizar a divulgação das campanhas, inclusive, cedendo espaço na rádio para que os profissionais de saúde possam participar de um programa de entrevistas, sendo que a população poderia ligar para a rádio para tirar suas dúvidas sobre saúde.

Diagnóstico

Dos quatro municípios que participaram da oficina, três (Felisburgo, Joaíma e Palmópolis) possuem rádios comunitárias, que podem contribuir para a divulgação das ações de saúde. Apenas a prefeitura de Felisburgo possui site, sendo que nenhum dos municípios utiliza as redes sociais. O principal meio utilizado pelos quatro municípios para divulgar as campanhas tem sido as faixas e os carros de som.

Data da próxima oficina

Data: 13 de junho de 2013
Horário: 9h às 16h
Local: Salão Paroquial de Itaobim
Municípios participantes: Comercinho, Itaobim, Itinga, Medina e Ponto dos Volantes.

Autor: Assessoria de Comunicação / GRS Pedra Azul

Rolar para cima