A Gerência Regional de Saúde de Ubá, através do Núcleo de Redes de Atenção a Saúde realizou nesta terça-feira, 24/09, a Oficina microrregional de saúde de Ubá relativa à Implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Sudeste. O encontro teve como objetivo replicar as informações sobre o processo de implantação da Rede aos diversos atores envolvidos, que são gestores e técnicos municipais de saúde, prestadores de serviços hospitalares e representantes do Controle Social e Defesa Civil dos 20 municípios da região de saúde de ubá. Também participaram representantes do Corpo de Bombeiros Militar, COSEMS e Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ubá e Região (SIMSAUDE).
A Coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional, Ana Cristina Dias Custódio, explicou qual o objetivo da Rede após ser implantada. “A organização da Rede de Urgência e Emergência tem a finalidade de articular e integrar todos os componentes por meio de um atendimento integral de qualidade em tempo e local oportuno, possibilitando a redução de sequelas e mortes evitáveis”.
O Gerente Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, falou sobre a importância da Atenção Primária à Saúde na Rede, dando enfoque à situação de saúde da região, à organização dos sistemas de saúde em redes de atenção e da política prioritária do estado de Minas Gerais na construção da Rede de Urgência e Emergência.
Cláudio Reis, Coordenador Médico do SAMU pelo CISDESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde) para gerenciamento da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Sudeste, trouxe informação sobre o funcionamento da Rede SAMU e apresentou experiências exitosas no Estado de Minas. “Todos os encontros, esse e os demais que estão por vir, serão de extrema importância. Nesses encontros vamos passar por um processo de alinhamento com todos os gestores municipais e demais envolvidos com a Rede”, concluiu Cláudio.
Encerrou-se o encontro com agradecimentos da equipe de GRS/Ubá ao público presente e ratificou o convite a todos para a participação na III Oficina de Urgência e Emergência no próximo dia 27 de setembro, em Juiz de Fora, quando estará sendo estruturado o Comitê Gestor Regional de Urgências.
Autor: Graziele Martins