SES promove “Minha cidade sem Dengue” em Timóteo

SES promove “Minha cidade sem Dengue” em Timóteo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Força Tarefa de Combate a Dengue do Governo de Minas, promoveu no ultimo domingo (04/03), na Feira Livre do Bairro Timirim em Timóteo, o evento “Minha cidade sem Dengue”, em conjunto com a Prefeitura Municipal e com o apoio de parceiros institucionais, que contou com a presença do caminhão Dengue Móvel para troca de material reciclável por material escolar e do Dengômetro, com a distribuição de material gráfico e informações sobre a doença.

O evento teve como parceiros a Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Prestação de Serviços de Timóteo (ACIATI/CDL), que montou o estande, o Serviço Social da Industria (SESI) que disponibilizou um pula-pula para as crianças e a COPASA  no fornecimento de água.

Além disso, a população presente também teve acesso aos serviços de corte de cabelo pelo Instituto Embelleze de Ipatinga, pintura facial pelo grupo Cia do Riso e pode assistir a intervenções do ator Gil Ferreira, caracterizado como mosquito da Dengue e a uma apresentação especial de voz e violão com a cantora Catarina Peixoto da Fundação Emalto.

O secretário Municipal de Saúde de Timóteo agradeceu a iniciativa do Estado. ”Só temos a agradecer este fundamental apoio do Governo de Minas pela qualidade do trabalho de mobilização desenvolvido no município que vem mais uma vez demonstrar a preocupação com a saúde da população de nossa cidade. Esta ação permite uma aproximação com a comunidade, oferecendo mecanismos de conscientização, reforçando que a Dengue é um problema de todos e deve ser enfrentado de forma coletiva”, afirmou.

Já a Gerente Executiva da ACIATI/CDl, Tânia Carvalho, comentou a participação da instituição no evento. “A ACIATI é uma entidade que tem interesse no desenvolvimento e na qualidade de vida da comunidade e por isso achamos muito importante a parceria com o Estado, orientando e alertando sobre os cuidados de prevenção e o combate a dengue“, frisou.

A mesma opinião é compartilhada pelo gerente do SESI/Unidade de Timóteo. “Acho importante apoiar esta ação porque temos de envolver e mobilizar as pessoas nessa luta”, disse.

Ação de troca

A presença do Dengue Móvel atraiu a participação de moradores de bairros de Timóteo para a troca do material reciclável por material escolar e também chamou a atenção da população presente a Feira Livre de Timirim.

Cristiano Aparecido Gandra, do Bairro João Kennedy, região que no último LIRAa de janeiro deste ano apresentou um índice de infestação de 20%, foi o recordista na troca. Trouxe 179 pneus e levou para casa 177 cadernos além de lápis e borrachas. “Fiquei sabendo do evento pelos agentes de endemias que visitaram meu bairro. É uma ótima oportunidade de contribuir na limpeza de minha rua e na luta contra o mosquito da Dengue”, contou.

Os primos Ricardo Luiz Lopes dos Santos de 15 anos e Alice Cristina Santos Oliveira de 14 anos também participaram da troca trazendo latas, garrafas pet e copos descartáveis. “Quando os professores da minha escola avisaram do evento, ajuntei o que pude de lixo na minha rua para vir participar. Isso me ajuda a economizar no material escolar e no combate a Dengue na minha cidade”, enfatizou Ricardo.   Encerrando as atividades de Mobilização Social, as articuladoras sociais da SES-MG, Júnia Ferreira e Cristiane Caldeira promoveram na segunda-feira (05/03) uma reunião institucional de avaliação, apresentando um balanço das ações desenvolvidas no Município.

Balanço

Durante o período de 02 a 04-03, o caminhão Dengue Móvel durante a troca nos bairros de Timóteo, recolheu 6.176 latas; 11.678 garrafas pet e 889 pneus, totalizando 18.743 objetos. Todo o material recolhido pelo Dengue Móvel foi encaminhado para o ecoponto da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Timóteo (ASCATI).

Quanto ao material gráfico, foram distribuídos 15 mil volantes, 500 cartazes, 1.000 Almanaques do Edi&Gita, 1.100 adesivos de carro e 2.560 manuais do combatente.

Situação  da dengue em Timóteo

O município de Timóteo está incluído na lista das 30 cidades mineiras que apresentaram o último LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti) com índice parcial elevado de infestação (5,2%) e por consequência com alto risco de epidemia. Segundo dados do SINAN, fornecidos pelo Núcleo de Epidemiologia da SRS-Coronel Fabriciano, a cidade teve em 2011, 1.089 casos notificados de Dengue e neste ano até o dia 02/03 já foram 119 casos notificados.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger / SRS-GOV


Rolar para cima